Autores

Perfil


Cartarse....

     Não faz muito tempo que a palavra cartarse foi incluída em meu vocabulário. Ela me saltou aos olhos quando li uma citação do filósofo e poeta francês Bachelard (2001) -  "Toda cultura científica deve começar por uma cartarse intelectual e afetiva. Resta, então, a tarefa mais difícil: colocar a cultura em estado de mobilização permanente, suibstituir o saber fechado e estático por um conhecimento aberto e dinâmico, dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer à raxão, razões para evoluir " 
     Cartarse???? Pensei eu. O que seria isso? Entre os seus muitos significados um deles me chamou a atenção: purificação. Sim, mas porque eu a coloquei no topo dos mais importantes?
     Explico: acredito que a arte de pintar, desenhar e escrever organiza o ser, purificando-o, ou ainda, contribui para provocar pequenas ou grandes cartases no nosso tecido psíquico, fazendo-nos despertar para a criação de um novo jeito de pensar, estar e sentir o mundo,

      Pensando na minha trajetória de vida, escrever sempre foi a minha salvação, sempre foi a minha estratégia de sedução na escola, no trabalho, no social e, até no amor, porém, não imaginei ou nunca tinha parado para pensar que fosse tanto. Por meio dela eu "virei a mesa", muitas vezes dentro de mim ao espichar-me para enxergar e enfrentar meus medos ou meus "ocos" mais nefastos que me deixavam desprotegida e, que me faziam mergulhar no meu mais profundo desafeto, ao mesmo tempo que procurava o amor desesperadamente no outro.
  Essa força escritora se acentuou no início deste ano. De repente as palavras começaram a surgir interligando ideias com facilidade que eu tirava de um recurso ou outro, mas também, de alguma situação aqui ou acolá, advindas do meu cotidiano.
    Não sabia e, não sei muito bem o que está acontecendo comigo, mas, acredito que pela intensidade gratificante que esse movimento vem e, se instala dentro de mim tem me oferecido condições e vontade para escrever não importando a hora ou o local.
identifico nesse processo intenso um movimento que me liberta pois amplia o meu olhar e o meu lugar no mundo. Nesse sentido, devo aqui agradecer a autora de vários textos e poemas, Maria Poesia, porque foi ela quem me instigou e me mostrou um caminho possível para registrar minhas ideias e pensamentos sobre sobre Educação, Psicologia e Filosofia.

                                                                                Yvone Restom
                                                                                18/010/2015