Autores

Perfil

 

CURRÍCULO DO AUTOR

OSIASTE TERTULIANO DE BRITO: Filho de Francisco Tertuliano de Brito e Maria Luísa Camargo de Brito (ambos – in memoriam). Nascido em 26/10/1964, natural de Loanda – Paraná, Funcionário Público Municipal, casado com a Professora Aparecida Helena Quintino dos Santos de Brito, com quem tem três filhos e um neto. Reside em Loanda/PR. Foi Militar, Conselheiro Tutelar, Representante da Folha de São Paulo, Gazeta do Povo e Revistas de várias editoras por uma década (Representações e Distribuições) hoje é Funcionário Público e responde pela Cultura no município de Loanda como Diretor de Cultura.

Teve uma infância muito sofrida na década de 60 e 70 e iniciou sua vida artística literária em meados da década de 1970, onde com iniciativa de professores primários que trabalharam músicas e poesias infantil em sala de aula quando estudava numa Escola Municipal na cidade de Santo Anastácio Estado de SP. Desde pequeno prestava atenção nas letras das músicas interpretadas pelos cantores da MPB (Música Popular Brasileira) aumentando assim o seu encanto pela poesia, onde passou a meditar e escrever suas artes literária, tem poesia registrada a mais de quarenta anos, sendo que também muitas outras se perderam no tempo por não ter no momento um papel com uma caneta para escrever. Tem participado em vários Concursos Literários pelos Estado Brasileiro e também em alguns países da Europa e das Américas: Portugal, França, Espanha, e nos Estados Unidos. Com a chagada da internet ficou fácil enviar trabalhos com facilidade para todo lugar.

 

1995 – Participação no Livro Mil Poetas Brasileiros, com a poesia “Gênesis”, pelo Instituto da Poesia Internacional, Porto Alegre – RS.


1997 – 1º Lugar e Medalha no Concurso de Poesias de Loanda, poesia “Mãe Loanda”.  2º Lugar e Medalha no Concurso de Poesias de Loanda, poesia “Mãe Brasil”. 2º Lugar no Concurso de Paródias de Loanda, Música “O Ciclista” versão de “O Caminhoneiro” de Roberto Carlos.


1998 – Participação no Livro Antologia Poética Alba, poesia “Mulher”, Editora Alba, Varginha – MG.

 

1999 – Diploma Poético e Destaque no XX Concurso Nacional de Poesias de Brasília – DF. Poesia “Distância na Distância”. Convidado para integrar-se ao (MPN) Movimento Poético Nacional da cidade de São Paulo – SP.


2000 – Participação no Livro Terceira Antologia Poética Alba, poesias “Jato!” e “Flores Frias”, Varginha – MG.

 

2001 – Participação na 89ª Edição Comemorativa Jubileu de Prata II com a poesia “Saindo do Casulo”. Revista Brasília – Rio de Janeiro – RJ.

 

2002 – Medalha e Diploma Poético no Concurso de Poesias – Revista Brasília, poesia “Amante” = Rio de Janeiro – RJ.


2003 – Participação na Revista Acadêmica com a poesia “Kursk!” Rio de Janeiro – RJ. Participação na Revista Brasília nº 95 com as poesias “A morte do Super-homem brasileiro” “O encanto do Aprender” “Mãe Loanda” e “A Fórmula da Vida!”. Participação no Livro 1ª Antologia Prosa & Verso, selecionado pela ACADEMIA BRASILEIRA DE ESTUDOS E PESQUISAS LITERÁRIAS, com as poesias Psicanálise da Alma! Arcadismo Híbrido! Sononeto e O Pinheiro e a Gralha Azul! Rio de Janeiro – RJ. Diploma Poético e participação no Livro Antologia Poética “Universo de Amor”, com a poesia “O Pássaro e a Ostra!” – São Paulo – SP, (Livro lançado na BIENAL de São Paulo em 2004).


2004 – Diploma e Medalha de Mérito Acadêmico, pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias – Rio de Janeiro – RJ. Texto de Comentário na orelha do Livro “O Vôo nos Garimpos da Amazônia” de autoria do escritor Luiz José Mendonça.


2005 – Participação na Revista Brasília nº 100 com as poesias FOME ZERO? ABCDEFG... e Dislexia! Currículo Literário lançado no Verbete da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea Vol. XI Rio de Janeiro - RJ. Participação no Livro XVIII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil, poesias “Meu tesouro encantado! Show da vida! Xícara, O eucalipto e o jequitibá! No dogma da vida! Zero-hora: e Caminhas de um réu!” Convidado a integrar-se na ACADEMIA BRASILEIRA DE ESTUDOS E PESQUISAS LITERÁRIAS DO RIO DE JANEIRO – DETENTOR da CADEIRA nº 49 com homenagem póstuma a escritora paranaense HELENA KOLODY. 1º lugar na Classificação Regional e 3º lugar na Classificação Nacional, no 40º FEMUP Festival de Música e Poesias da cidade de Paranavaí com o Conto “O Sabor da Pobreza!”.


2006 – Participação na Revista Brasília com o texto “Parafraseando”.


2010 – Formou-se em Letras pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Noroeste do Paraná - Faculdade Novo Horizonte – Loanda – Pr.

 

2017 - 6º Lugar no 29º Concurso de Poesias organizado pela Prefeitura Municipal e UBE - União Brasileira dos Escritores de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS. 1º Lugar no II Concurso de Haicai em Paranavaí promovido pela ALAP - Academia de Letras e Artes de Paranavaí com o Haicai “Linda Gaivota”.

 

Em 2019 foi convidado a integrar-se à ALAP - Academia de Letras e Arte de Paranavaí, e por motivos da pandemia aguarda para breve o dia da posse.

 

2023 - Integrou-se na ALAP - Academia de Letras e Artes de Paranavaí - Cadeira 25 - Patrono: Ariano Avelar Suassuna.

 

Um sonho: “Cair na mente do povo!”.