É aquele que olha para dentro de si mesmo e gosta do que vê.
O escritor e Jornalista João Batista de Paula, o popular João de Paula, cearense de Uruburetama que recebeu o título de Cidadania Itabunense, devido experiência múltipla em várias áreas do conhecimento humano e o respeito conquistado diante de centenas de pessoas como escritor e jornalista.
É um grande amigo e Colaborador do Planeta Letras.
Nos jornais que edita: O Sucesso e o Produtor, há anos, está sempre na defesa do bem coletivo e do avivamento das boas ações:a boa Conduta e os bons costumes.
Nos livros de sua autoria, são notórias as palavras do servir espontâneo, de ser útil à humanidade, na defesa do Bem e do Belo, pela pratica da Justiça e do amor fraterno: o amor altruísta.
Sempre com afirmações positivas para uma vida Feliz.
As publicações do autor são: Você é Importante – Dê sentido ao seu caminho; A Bíblia do Inconveniente – O impossível acontece; Viva Bem – Que Deus lhe ajude a gozar; A Bela Face do Mal – Proibido Ler; e Flores para um mundo melhor- Receba as flores que lhe dou em vida.
São Livros que geram felicidade como faz questão de frisar o próprio autor.
Ele é casado com a escritora e funcionária pública estadual, Expedita Maciel Viana, há 16 anos, aonde vive em perfeita harmonia, em Itabuna, em perfeita conduta social, além de juntos propagarem poemas e textos literários que engrandecem a vida do ser humano, enobrecendo os sentimentos, objetivando agradar a Deus; e ao próximo com seus contextos literários.
Estudou na UESC, curso de Letras. Em Itabuna continua escrevendo na arte de divertir através da escrita, nos jornais Direitos e o Produtor. No Rádio e na Televisão, em suas entrevistas, aborda sempre a fraternidade e o viver com o amor divino, sendo uma pessoa especial.
No Vale do Amanhecer de Ilhéus, é membro, onde vivencia e aplica a humildade, a tolerância e o amor.
O autor é membro da Associação Bahiana de Imprensa – ABI, desde 1984, como sócio Efetivo. É filiado ao Clube dos Poetas do Sul da Bahia. É considerado como “ O poeta do Povo, O escritor do Povo”, pois, já distribuiu cerca de 15 mil livros, gratuitamente, sem patrocínios, para que os leitores tenham consciência de que o livro é um ótimo presente e amigo; e as bênçãos de Deus também devem fortalecer o nosso dia-a-dia.
João Batista de Paula é estudante da simbologia da Maçonaria pela Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim.
E no Jornal, ou no livro, ou em suas mensagens distribuídas,gratuitamente, procura gerar gratidão nas outras pessoas pela sua existência.Este é o escritor João Batista de Paula.