Álvares de Azevedo, Castro Alves e o nosso Francisco Mangabeira já haviam alcançado a imortalidade poética antes dos vinte anos. Todos gigantes da poesia, a perpassar os tempos, incólumes e originais.
Ele tem sido foco na mídia acreana e vem despertando a atenção dos grandes nomes da literatura contemporânea do Acre. No auge de seus catorze anos, quando o assunto é poesia ele agiganta-se, deixa de ser um simples adolescente para ser um poeta de versos precisos e linguagem elaborada.
JACKSON VIANA (de Paula dos Santos), esse é o nome do que poderíamos denominar o “novo príncipe-mirim da poesia acreana”. Ele nasceu em Rio Branco (AC), no dia 12 de dezembro de 2000. Estudante de escola pública, ele é filho de Joaquim Rosas dos Santos e da tarauacaense Luzineide Viana de Paula.
Contava apenas oito anos quando começou a escrever seus primeiros textos. Aos 12 anos, concluiu o seu primeiro livro, intitulado “Onde mora a felicidade?”, um conto, que foi lançado quando ele tinha 13 anos, no mesmo mês em que veio a lume o segundo, “Aprendendo a viver”, de poesias e sonetos. Entre outras premiações, foi classificado em primeiro lugar, no Acre, no 43° Concurso de Redação de Cartas dos Correios.
Se não bastasse, Jackson Viana, vendo a necessidade de divulgar a literatura e o incentivo à leitura, tomou para si a grande missão de fundar a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), que conta com o apoio da Academia Acreana de Letras e da Academia de Poetas Acreanos, e terá a sua sede provisória na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco (AC), que por meio de seu diretor, Marcos Afonso, vem dando todo apoio a essa honrosa iniciativa. A Academia Juvenil Acreana de Letras será composta por quarenta membros, a exemplo das demais academias de letras, e encontra-se com inscrições abertas para o processo seletivo de posse de membros temporários e ocupação das cadeiras. Podem participar todos os jovens escritores e poetas de idades entre 12 e 18 anos, residentes e naturalizados do Acre, ou residentes há mais de 10 anos em qualquer cidade do Estado. (Mais detalhe na página oficial da AJAL).
[Texto de Isaac Melo: http://almaacreana.blogspot.com.br/2015/01/jackson-viana-o-jovem-talento-da-poesia.html ]