Perfil
CARLITO ALMADA
Carlito Almada é o nome artístico de Antônio Luiz Almada Prestes, advogado nascido em MINAS DE CORRALES, departamento de Rivera, República oriental del Uruguai, em 08 de outubro de 1938, e criado na cidade de São Gabriel-RS, onde iniciou sua vida Artística e Cultural.
Estudou no Grupo Escolar Menna Barreto, onde foi matriculado aos 08 anos de idade, tendo sido alfabetizado por sua mãe, Corália Rios Almada Prestes, esposa de Hegíneo Ferreira Prestes, ambos uruguaios, e já falecidos.
Frequentou o curso primário no Colégio Estadual Menna Barreto, da cidade do mesmo nome, onde concluiu o curso ginasial, no ginásio Marista e após transferiu-se para a cidade de Santa Maria tendo completado o curso técnico de contabilidade, na Escola Técnica de Comércio Santa Maria, igualmente dos Irmãos Maristas. ´Importante ressaltar que foi regularizado como brasileiro, no ano de 1950, para poder fazer o curso e o Exame de Admissão ao Ginásio.
Atualmente está casado com a também advogada Dra. Elga Santos Almada Prestes, há 20 anos. Este é o segundo matrimônio de ambos. O destino fez esta união, pois ambos se conheceram quando crianças e foram namorados na adolesciam e voltaram a se unirem após 40 anos de separação que o próprio destino marcou.
Na vida artística, Carlito Almada, iniciou-se na Rádio São Gabriel, quando ainda no curso ginasial, cantando e fazendo Rádio Teatro, (como as novelas de hoje na TV.)
Em 1959 transferiu-se para Santa Maria, indo atuar na Rádio Medianeira daquela cidade, onde criou um Personagem Caipira, que obteve enorme sucesso com o nome de Zé Rocinha, personagem este que até hoje é lembrado.
Tendo concluído o Curso de Contabilidade foi contratado pela “Associação Rural de Tupanciretã” e mais tarde na Cooperativa Rural Serrana da mesma localidade, onde Graças o beneplácito da Empresa conseguiu estudar e formou-se Advogado, tendo atuado nas cidades de São Gabriel, Tramandaí e Novo Hamburgo, sendo que nesta última atuou por 25 anos, tendo sido inclusive Procurador Geral do Município até aposentar-se.
Atualmente, está aposentado e não mais exerce a advocacia, sendo que atuou como instrutor do Tribunal de Ética e disciplina da OAB-RS.
Na vida artística, atualmente frequenta a Academia de Música Prediger, onde acompanhado pelo Exímio Músico José Aloísio Prediger, canta Tangos Clássicos e canções de Maria Greve e Agustinho Lara e outros como “JURAME, GRANADA” e os tangos clássicos ( POR UMA CABEÇA, MI BUENOS AIRES QUERIDO, LA CUMPARSITA e tantos outros.
É autor de vários contos e histórias da vida real, bem como poemas os quais publica nas páginas de Recanto das Letras, e nas obras que são escolhidas pela Prefeitura de Porto Alegre, nos poemas no ônibus e Histórias de Trabalho.
Em breve será editado um livro com as histórias e poemas que compôs e quer dar a conhecer.