Autores

Perfil

Olá, seja muito bem-vindo (a) a minha Nao!

 

Da palavra fiz ofício, não de repente, mas bem lentamente. De criança confeccionava livrinhos em papel linguagem com 2 furos – será que alguém ainda usa isto? -, com direito a capa, dedicatória e biografia. Escrevia e ilustrava, ou pelo menos era isso o que eu achava. Por muitos anos ficaram guardados, junto a alguns brinquedos, numa caixa qualquer invisivelmente rotulada “doce infância”. Se perdeu em não sei que lugar, no meio de alguma mudança.

 

Ah, as mudanças… A maioria de nós, cresce e se esquece das paixões que nos movem, dos anseios que dão sentido e graça a nossa vida. No caminho que percorri deparei-me com outros ofícios, mas, por destino, ou quem sabe mero acaso, acabei licenciando-me em Letras. Lá estavam elas: as velhas palavras a me acompanhar. Porém, permaneciam apagadas, quase invisíveis. Precisei me distanciar para enxergá-las.

 

De novo por destino ou mero acaso [talvez não tão acaso assim], viajei para a Bolívia: costumes outros, cultura peculiar, língua distinta. De todas as saudades, uma das mais estranhas e graciosas, era a falta que eu sentia da minha própria língua. Bem dizia Pessoa que “Minha pátria é minha língua”. E como pó de pirlimpimpim as palavras voaram de volta para mim. E assim meio acanhada, um tanto ressabiada, voltei a escrever, ou pelo menos ainda acho que é isso o que eu faço.

 

Na bagagem, junto à velha, trouxe uma nova paixão: outra língua. A língua de Castela. Agora eis-me aqui, novamente descobrindo e desbravando o mundo das palavras. Palavras de Machado, de Camões, de Cervantes. E como a palavra voa, e só a escrita permanece (verbum volat, scriptum manet) melhor registrar, ainda que navegando por mares virtuais, os meus devaneios – escritos aos retalhos – em forma de prosa ou poesia.

 

Bem-vindo seja, estimado (inter) nauta, a estas águas onde o azul do mar dá lugar ao colorido das imagens, ao preto e branco das letras. Bon voyage!

 

Ps:

Convido-lhes a visitar também meu blog pessoal Retalhos de Tinta, onde poderão encontrar textos escritos em prosa e poesia, relatos de viagem (com muitas fotos) e traduções de contos de autores hispanofalantes.

https://retalhosdetinta.wordpress.com/