Ser peregrino (per agrum = pelos campos) não é somente sair de um determinado ponto e chegar a Santiago de Compostela.....até mesmo porque não é distância percorrida que nos torna um melhor ou pior peregrino. Ser peregrino é ter um modo diferente de enxergar a vida, e de ver o mundo com outros olhos, de se relacionar com as pessoas e de comungar com a natureza sob todos os aspectos.
Desde 2003 até apresente data (junho de 2012) já percorri o Caminho por quatro vezes. Pouco me importa há quanto tempo eu esteja andando para o Norte - com apenas um passo serei capaz de andar para o Sul. Essa foi um confirmação que tive ao fazer o Caminho pela segunda vez ao lado da minha mulher, e na companhia meu filho Thiago. Mudança não só de rumo, mas de ritmo também. Mas o que é fundamentalmente preciso para dar uma volta de 180 graus na nossa vida? Coragem para dar apenas o primeiro passo! Durante muitos anos da minha vida estive a apenas um passo de uma dieta mais equilibrada ou miraculosa, a um passo de melhorar meu combalido orçamento doméstico, a um passo de me tornar um profissional muito melhor, a um passo de ser promovido no meu ambiente de trabalho, a um passo de ter um relacionamento amoroso mais gratificante. No estalar de dedos os piores problemas vão estar atrás de mim, ao invés de estarem na minha frente.
Com apenas um passo, os melhores dias da vida podem ainda estar por vir, e não estarem perdidos em algum lugar do passado distante. Num instante, todas as energias negativas da vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva. Apenas um passo foi necessário para romper essa inércia, e dar a vida o rumo que realmente eu gostaria que ela tivesse. Sem dúvida alguns riscos foram assumidos por mim, mas ficou a certeza não dá para fazer o Caminho sem botar o pé fora do aconchego do albergue, e dar o primeiro passo, faça chuva ou faça sol.