Um artista plural no horizonte dos sonhos
Fárben Arievy cresceu um menino sonhador, criativo e cheio de esperanças no coração. Alem de ser compositor, poeta, cantor, desenhista e artesão, ainda trabalha como agente comunitário de saúde.
É um artista autodidata e tem como essência artística e cultural o folclore popular brasileiro. Autor de inúmeras músicas, vários textos, pequenos contos, pensamentos e poesias. Já escreveu algumas peças teatrais e tem um livro de contos e outro de ficção inacabados. Seu maior sonho atualmente e próximos projetos é gravar seu primeiro CD com suas músicas e publicar seu primeiro livro de poesias.
Esse pernambucano de Paudalho nascido no dia 17 de maio descobriu sua aptidão para a arte aos 8 anos de idade, quando compôs sua primeira música, fez seu primeiro desenho e criou sua primeira poesia. Apesar das dificuldades, conseguiu inserir alguns trabalhos seus em livros, revistas e jornais. Não desiste da arte por achá-la miscível à vida e aos sonhos. E também, claro, por sentir-se arte. Afinal, “o que seria da arte sem a alma do artista?”, diz ele.
Em 1999 a poesia “Amor Que Dá Saudade” fez parte de um livro de coletâneas e foi seu primeiro trabalho publicado.
Em 2005 foi a vez do poema ”Metade”, publicado na revista “Na Poltrona”. Teve uma grande repercussão nacional. Fárben Arievy recebeu centenas de cartas de todo o Brasil com elogios e comentários. Foi destacado o modo como ele usa os sentimentos em suas poesias, nos fazendo refletir e sentir a emoção de suas palavras.
Quando a cantora e compositora Rita de Cassia fez um show em Alhandra, Fárben Arievy foi convidado por ela para prestigiar o show no palco e ainda recebeu de presente a música “Nosso Caso de Amor” que ela ofereceu à ele quando cantou.
Até a cantora brasileira internacional Daniela Mercury se rendeu ao seu talento. Em 2012 num encontro emocionante com a rainha Farbhen cantou uma de suas composições criada especialmente inspirada na musicalidade da Daniela Mercury, que apreciou e elogiou muito a voz desse multiartista pedindo a música para gravar. Alem da Daniela estavam presentes muitos outros fãs que tambem se encantaram. Em 2013 num outro encontro na Globo Nordeste em Recife, ela o elogiou mais uma vez e ficou maravilhada. Disse que a voz de Farbhen é doce e explosiva ao memso tempo e que ele tem um timbre único e maravilhoso.
Certo dia o sonho se tornou realidade quando recebeu o convite para cantar numa banda de forró, onde aprendeu muito em seis anos de trabalho. Viajou por muitas cidades da Paraíba e Pernambuco, conheceu outros artistas e recebeu, na época, muitos convites para cantar em outras bandas, inclusive algumas de pagode. Participou do show de algumas delas cantando ou dançando. No Espaço Cultural, em João Pessoa-PB, fez uma participação especial cantando ao lado da cantora paraibana Kelscia e seu violonista Márcio, num repertório recheado de pérolas da MPB. Sua vida era uma correria, dividida entre o trabalho de agente comunitário de saúde e os ensaios e shows da banda. Quando não estava cantando ia a festas onde chamava atenção dançando sem parar. Participou de vários concursos de dança (e só perdeu um), onde ganhou alguns prêmios inusitados como um lindo e exclusivo relógio que guarda até hoje e jamais usou. E uma bateria de carro que ele vendeu na mesma hora por uma pechincha. “Só para não voltar para casa com aquele peso”. Quando perguntado pela cultura do lugar, Farbhen lamenta o fato de uma cidade histórica como Alhandra não dispor de incentivo e apoio a cultura e aos artistas que nela residem. “É uma pena que tanto os políticos quanto as empresas ignorem a cultura e seus artistas, fazendo-os ficarem no esquecimento e no anonimato. Para não padecer, o artista que residir em Alhandra sente-se obrigado a buscar noutras cidades novos horizontes. E isso é algo que entristece muito o artista”. Desabafa. Este foi também o motivo de inspiração para o cordel “DESABAFO DE UM POETA”, lançado em maio de 2012, onde ele narra o desabafo cidadão de um artista que não quer ficar invisível no meio da multidão. Gravou uma música de sua autoria, chamada "Lindo Amor" em 2012 e pretende gravar um CD em breve e publicar seu livro de poesias. Falta no momento patrocínios e apoio cultural.
“Interessante teu nome. Bem diferente. E você tem uma linda voz. Não desista de você. Menino, mande essa música para mim”. (Daniela Mercury em 2010 quando ele cantou no camarim uma de suas composições para ela conhecer.)
“Nossa, que coisa linda! Grave numa fita ou CD e mande para a SomZoom. Você tem um grande futuro a percorrer." (Rita de Cassia, maior compositora de forró do Brasil, antes de um show ha alguns anos.)
Instagram: @farbenarievy
E-mail:quemtentafaz@gmail.com
Twitter: @Farbhen
www.farbhen.blogspot.com
Clip da Música Lindo Amor: http://www.youtube.com/watch?v=DzA1Fv4StI0