Autores

Perfil

Poeta, cronista, dramaturgo, cordelista, compositor e jornalista, nascido em Niterói - RJ, em 1968, e radicado em Tanguá-RJ.


O trabalho artístico de William Mendonça começou com a poesia, em 1985, com a participação em festivais e recitais. Publicou esporadicamente em jornais, revistas e blogs, com destaque para sonetos e poemas líricos. Participa de eventos culturais em Itaboraí e Tanguá, no Rio de Janeiro, há vários anos, apresentando seus poemas. Em 2007, foi premiado pelo concurso BANCO DE TALENTOS, promovido pela FEBRABAN, com a publicação em livro do soneto "Eu e você no quadro". Participa, ao lado de vários poetas, do Sarau (Uni)versos Livres, organizado pelo escritor Pedro Garrido.

Também em 1985, iniciou-se no violão como autodidata, influenciado por Lô Borges, Milton Nascimento e os mineiros do Clube da Esquina, e Oswaldo Montenegro. Também toca bandolim e cavaquinho. De 1986 a 1989 integrou grupos musicais em Niterói, como violonista, vocalista e compositor. Segue compondo individualmente ou em parceria com o tecladista Ricardo Mann, parceiro em vários projetos desde o início do seu trabalho musical.

Em 1986, começou seu trabalho na área teatral, escrevendo as primeiras peças. Inicialmente influenciado pelo teatro de Oswaldo Montenegro e por autores como Dias Gomes e Ariano Suassuna, produziu textos para musicais, autos religiosos e comédias de costumes. Também é autor de textos infantis para teatro. Participou do grupo teatral Parafernália, de Itaboraí, não só como ator e autor, mas também dirigindo peças e oficinas teatrais. Sua grande parceria na área se deu com o ator, produtor e diretor teatral Zeca Palácio.

Em 2024, quase vinte e cinco anos depois de suas primeiras pesquisas sobre cordel para a escrita de duas peças de teatro, retomou contato com esta arte genuinamente brasileira. Participou da 1ª Oficina de Literatura de Cordel da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, ministrada pelo poeta e cordelista Zé Salvador, e lançou os dois primeiros títulos (o autoral "A Incrível Viagem de Zé Salvador a Itaboraí" e a criação coletiva "O Cordel em Ação Ocupando o Seu Espaço", produzido juntamente aos outros alunos da oficina). Continua produzindo cordéis desde então.

Trabalha, atualmente, como coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí.

JORNALISMO - Paralelamente à carreira artística, William Mendonça se dedicou ao jornalismo e tem experiência de 35 de trabalho  como repórter, redator, editor e diagramador. A partir deste trabalho, iniciou-se também como cronista, articulista e colunista de cultura, publicando em jornais do interior do Estado do Rio, em sites como "Cronistas reunidos", "Itaboraí Web List" e "O melhor da Web", e em blogs.

Começou no jornal A Tribuna, em Niterói, em 1988. Em 1990, passou a morar no então Distrito de Tanguá, posteriormente emancipado de Itaboraí. Trabalhou nos jornais O Grito e O Alerta (com os quais colaborou por mais de duas décadas). Foi diretor de redação do centenário jornal O Itaborahyense, também na década de 1990, editando o caderno Cult, pioneiro caderno de cultura na imprensa local, e atuou como diagramador e redator freelancer para vários veículos de imprensa no interior (Gazeta Estudantil, A Voz de Marambaia, Tanguá News, entre outros).

Fundou, em 2003, o jornal O VERBO, que circulou em Tanguá e Itaboraí. Foi diretor de redação do diário JORNAL ITABORAÍ, de Itaboraí, e é proprietário da CIA. DE DUQUES EDITORA, que produz e-books.


SITES ONDE ENCONTRAR OS TEXTOS DE WILLIAM MENDONÇA:

www.williammendonca.com.br (site com produção artística - poesia, prosa, música e teatro, além de livros para download gratuito)

http://www.recantodasletras.com.br/autores/willmendonca
(página de autor no Recanto das Letras)


EU ESTOU TAMBÉM:

No Facebook e no Instagram