SALMO 90
Salmo de Moisés
“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens.
Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.
Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados.
Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.
Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.
Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
Quem conhece o poder da tua ira?
E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
Volta-te, SENHOR!
Até quando?
Tem compaixão dos teus servos.
Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.
Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.
Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.
Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.”
Neste salmo de autoria de Moisés, se declara a eternidade de Deus, de forma que pode ser o refúgio de todas as gerações.
Sendo Ele eterno e infinito, a vida do homem na terra, aos olhos do Senhor é menos que um sopro, porque para Ele, mil anos são como um único dia.
E, dentre os homens em geral, mesmo os mais vigorosos, não é comum se ultrapassar oitenta anos de idade, e quando a alcançam, já se encontram enfadados e cansados.
Moisés chama todos os homens a ponderarem sobre esta verdade, para não consumirem seus dias na terra de maneira não sábia, e que não seja, por conseguinte, segundo a vontade de Deus.
Os anos de existência do homem na terra foram abreviados por Ele, em razão do pecado.
Moisés conheceu bem de perto, o que é o atributo da ira de Deus contra o pecado, quando teve que peregrinar com uma geração de israelitas incrédulos e rebeldes, por quarenta anos no deserto, vendo não raras vezes, a ira do Senhor se acendendo contra os seus pecados.
Ele havia entendido, que o homem não pode, de si mesmo agradar a Deus, se Ele não lhe manifestar Seu favor e graça, para que seja ensinado a contar (considerar devidamente) os seus dias, de modo a alcançar um coração sábio.
Mas, sem o temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria, ninguém poderá ser ensinado sobre qual seja o caminho em que deve andar, porque isto é feito pela iluminação do Espírito, e não somente através da vontade divina revelada escrita, conforme esta havia sido passada a Moisés, através dos mandamentos, e de outras formas de revelação do Senhor.
Se Deus não dispuser o coração do homem para que possa conhecê-Lo, todo o seu conhecimento teológico será em vão, porque Deus não é um conceito, mas uma pessoa viva.
Por isso, Moisés lhe rogava que se manifestasse ao Seu povo, e que tivesse misericórdia deles, saciando-os com a Sua benignidade, para que seus corações fossem movidos com louvores de júbilo, por todos os dias de suas vidas.
Moisés orou para que o número de anos em que haviam sido afligidos, suportando a adversidade, debaixo da ira do Senhor, fosse o mesmo com o qual Ele alegrasse seus corações, manifestando as Suas obras e glória aos Seus filhos.
E finalmente, orou pedindo que o Senhor derramasse sobre eles a Sua graça, e confirmasse as obras das suas mãos.
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A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
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A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
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