A Garantia de Nossa Vocação e Eleição – Parte 1

Publicado por: Silvio Dutra Alves
Data: 23/01/2025
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Texto: Christopher Love Voz: Silvio Dutra

 

A Garantia de Nossa Vocação e Eleição – Parte 1

Por Christopher Love

“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pe 1.10)

 

Para lhe dar um relato do motivo pelo qual me baseei nessas palavras, é resumidamente assim: Tendo gasto dezesseis Sermões tratando da glória do Céu para os Eleitos e dos tormentos do Inferno para o Reprovado; julguei muito útil calar essas duas Doutrinas no julgamento deste Assunto, da Garantia de nossa Eleição e Vocação, para que se esta Doutrina for bem aprimorada, vocês possam ter confirmado em seus próprios corações, que vocês estão livres dos tormentos dos condenados e podem ter certeza de que será declarado na Glória do Céu, que Deus providenciou para todos os seus santos. E, no final, você pode ter certeza de que será libertado de um e desfrutará do outro; você deve torná-lo seu trabalho de acordo com as palavras do meu Texto, Para ter certeza de seu chamado e eleição: Certifique-se apenas disso, e você terá certeza do céu. Esta é a razão pela qual defendo este assunto: E é meu cuidado, ao pregar a Palavra, não escolher aqueles textos que são mais para minha comodidade no estudo, mas para seu proveito em ouvir; para que um assunto possa apoiar outro, e um assunto possa fortalecer outro, e sendo colocado junto, possa servir mais para sua edificação e conhecimento.

Não vou demorar muito no Prefácio: tudo o que tenho que fazer para administrar essas palavras são essas três coisas.

1. Mostrar a você o alcance e a dependência das palavras.

2. O sentido e o significado.

3. Tirar aquelas observações práticas que naturalmente fluem delas: e então aplicar as observações reduzidas.

Para o escopo e dependência dessas palavras; você pode perceber que sim: Pedro que é chamado de apóstolo da circuncisão, isto é, um apóstolo cujo trabalho e ofício era pregar aos judeus circuncidados (como era o ofício de Paulo pregar aos gentios incircuncisos) ele escreveu sua epístola aos judeus dispersos que estavam espalhados por todo o mundo, através de Ponto, Ásia, Capadócia, Galácia e Bitinia: de onde, observe, o povo de Deus é um povo disperso. E a eles ele escreve que embora fossem pessoas que viviam em lugares diferentes, eles tinham a mesma fé: Simão Pedro, um servo e um apóstolo de Jesus Cristo, para aqueles que obtiveram a mesma fé preciosa. Para que você veja o espírito de Deus, onde atua nos homens, embora vivam em lugares diferentes, ainda assim, todos eles crerão na mesma verdade e todos receberão a mesma fé: embora diferentes na linguagem, mas um só Deus, e uma só fé. O Espírito de Deus operou a mesma Fé entre aqueles cristãos dispersos; e o apóstolo escrevendo a esses judeus, ele começa sua epístola.

1. A título de saudação. verso 2. Graça e paz sejam multiplicadas para você.

2. Ele escreve a título de consolo, verso 4. Ao dizer-lhes que são Participantes da Natureza Divina, que são chamados à Glória, e gozarão de todas as promessas do Evangelho: estes são os grandes suportes com os quais ele eleva seus corações e os conforta. Então,

3. Ele prossegue por meio de exortação e direção, verso 5, e isto é, que eles devem dar diligência para adicionar graça à graça, que eles devem torná-lo seu em alfabeto não latino, o seu principal negócio para o qual eles são enviados ao mundo, não apenas para obter graça, mas para prosperar na graça; e começa com a Fé, porque este é o fundamento ou graça-mãe: e isso ele pressiona por um duplo argumento.

Em primeiro lugar, considerando que o benefício redundará para eles, caso cumpram este dever de trabalhar para prosperar na graça, verso 8. Se essas coisas estiverem em ti e em abundância, elas farão que não sejas estéril nem infrutífero no conhecimento do Senhor Jesus. Se você fizer da sua obra crescer na graça, nunca será um povo estéril ou infrutífero; mas você deve crescer na graça e prosperar em Deus ainda.

2. Do inconveniente que resultaria, no caso de negligenciarem este trabalho, verso 9. Aquele que não tem essas coisas é cego e não pode ver ao longe; isto é, aquele que não tem essas graças, se você não crescer na graça, você vai ser tão fraco em sua visão, você assim amortecerá o seu conforto, e escurecerá suas evidências, de que você não pode ter certeza de que será salvo. E então ele vem com uma exortação geral, concordando com tudo isso, que ver que existe esse bem vem acrescentando graça à graça, e vendo que haverá esse mal se você não fizer isso; ele traz tudo para casa por uma inferência prática, nas palavras de meu Texto: Portanto, irmãos, dêem toda a diligência para tornar seu Chamado e Eleição certos.

As palavras não são difíceis, embora na verdade sejam mutiladas pelos papistas, que trazem este Texto ao Martírio por suas glosas corruptas. Eu darei a você apenas uma breve Explicação Parafrástica, e então passarei às Observações.

Portanto: Para que você possa ver a força da conexão, é como se o Apóstolo dissesse o seguinte: Ver que vem tão grande bem por crescer na graça, e ver a negligência disso dói tanto; não apenas para amortecer seus corações, mas obscurecer seus confortos, de forma que vocês não podem ter nenhuma evidência clara e confortável para o céu; Portanto, diligencie para que seu Chamado e Eleição sejam certos.

Portanto os irmãos: isto é, irmãos, não na carne, mas na fé em Cristo, envolvendo a mesma fé, mantendo-se na mesma cabeça; o apóstolo chama de irmãos.

Portanto, antes, irmãos, dai diligência: A palavra em grego é mais enfática, e significa fazer algo bastante, não pouco, mas sentar-se pouco, não de uma forma excessivamente e despreocupada, mas fazer algo com diligência, vigilância e despreocupação de espírito: não deve ser uma questão de constrangimento, mas livre e voluntário: dê diligência. E a diligência que você deve usar é em questões da alma. Seja diligente: Em quê? Para ter certeza de seu Chamado e Eleição. Primeiro, devo mostrar-lhe o que se entende por Chamada; em seguida, por Eleição: e, em seguida, mostrar-lhe por que o Chamado é definido antes da Eleição, quando na ordem de tempo Eleição é antes da Chamada.

1. O que se entende por Chamada; que, para que você possa entender; você deve saber que existe uma Chamada dupla: uma externa e uma interna.

O Chamado externo é aquele convite geral, que pela pregação do Evangelho é feito aos homens, para convidá-los a entrar em Jesus Cristo: e muitos no mundo são chamados por este chamado, tanto bons quanto maus.

2. O Chamado interno, quando o espírito de Deus acompanha a administração externa da palavra, para chamar o homem da ignorância ao conhecimento e do estado de natureza ao estado de graça; e isso significa Chamar no meu Texto. Certifique-se de sua chamada; isto é, você que vive sob a pregação do Evangelho, certifique-se de ser chamado por isso.

Seu Chamado e Eleição: A eleição é um ato de Deus, por meio do qual, desde toda a eternidade, ele propõe dentro de si mesmo, de sua própria vontade e prazer, trazer um certo número de homens à salvação por Jesus Cristo.

Mas agora, como se pode dizer: Devemos ter certeza de nossa vocação e eleição? O alicerce de Deus não é seguro, como diz o apóstolo? E não são os dons e a vocação de Deus sem arrependimento? Como, então, devemos ter certeza de nossa eleição, quando todos os decretos de Deus são firmes?

Amado, quando é dito que você deve ter certeza disso, você deve entender neste sentido; não para torná-los seguros da parte de Deus, pois isso não pode ser mais seguro do que já é; aquele que ele elegeu, será glorificado; mas certifique-se por você; isto é, trabalhe para ter uma certeza real, básica e fundamentada de que você foi efetivamente chamado, de que foi eleito por Deus em seu decreto eterno, para obter vida e glória por Jesus Cristo.

Os teólogos, portanto, dão esta distinção; Que existe uma garantia do Objeto, e isso é bastante seguro; pois, se Deus decretou sua glória, isso permanecerá seguro para sempre. Mas então, há uma certeza do Sujeito, uma garantia para a pessoa que é eleita; e isto é, quando por um ato reflexo de fé você tem uma persuasão fundamentada em suas próprias entranhas, que você é efetivamente chamado e eternamente eleito: uma garantia em sua própria compreensão e conhecimento.

Por último, por que a chamada é definida aqui antes da eleição, quando na ordem de tempo a eleição é antes da chamada? Você foi chamado no tempo pela pregação do Evangelho, você foi eleito antes de todos os tempos, antes do mundo: antes que a fundação do mundo fosse lançada, ele nos elegeu em Cristo, Ef. 1.4. E em caso afirmativo, por que motivo a Convocação no meu Texto é colocada antes da Eleição?

A isso eu respondo: Chamar em ordem de palavras é colocado antes da eleição, não como se fosse no tempo antes dela; mas para mostrar que nunca podemos ter certeza de nossa eleição até Deus efetivamente nos chamar pela pregação do Evangelho: e, portanto, Chamar é conjunto com eleição.

Assim, abri as coisas mais materiais, dando-lhes o sentido das palavras. Todo o versículo é composto de duas partes.

Em primeiro lugar, aqui está um dever principal apreciado nestas palavras: Dê diligência para tornar segura a sua vocação e eleição.

Em segundo lugar, aqui está um forte incentivo para obrigá-lo a cumprir este dever; e que nas últimas palavras, Se você fizer essas coisas, você nunca cairá.

No dever desfrutado, há várias coisas observáveis:

1. A questão do dever: Para certificar-se de sua eleição e vocação.

2. A maneira como você deve estabelecer esse dever; e isto é com diligência: dê diligência.

3. O motivo para atraí-lo a isso, na palavra “Portanto”.

4. Aqui está a comparação entre este dever e todos os outros deveres; Portanto, prefira fazer isso ao invés de todas as outras coisas no mundo. E,

Por último, aqui está aquela compaixão amorosa pela qual Pedro os ganharia para se estabelecerem na prática imediata deste dever, nessa palavra, irmãos, portanto, irmãos, dêem diligência para confirmar sua vocação e eleição.

Destas cinco partes, há cinco pontos observáveis.

Como primeiro, Da questão do dever, certifique-se de sua eleição e vocação. Portanto, observe.

1. Que é o principal dever de um cristão nesta vida,a saber, certificar-se de que ele é efetivamente chamado e eternamente eleito.

2. Da Maneira como você deve cumprir este dever; de boa vontade ou diligentemente. Observe, portanto,

2. Que os cristãos devem se empenhar neste dever de zelar por sua vocação intelectual e eleição eterna, com muita diligência.

3. Do motivo para este dever; Portanto, irmãos. Por que? Por que, considerando o mal que vem pela preguiça, e pela negligência de melhorar a graça, portanto, dê diligência. A observação, portanto, é,

3. Porque, vendo muitos sendo feridos por lentidão em não melhorar a graça, isso deve fortemente obrigar os cristãos a serem mais diligentes em todos os assuntos da religião.

4. A partir da comparação desse dever com os outros: Portanto, o melhor, irmãos; isto é, ao invés de fazer qualquer coisa, faça isso, para tornar sua vocação e eleição certas: Portanto, observe;

4. Que de todos os deveres no mundo, você deve antes empenhar a si mesmo com diligência para garantir o céu: para ter certeza de que você é efetivamente chamado e eternamente eleito.

Por último, da exortação de Pedro; Portanto, irmãos. Observe,

5. Que quando nós formos exortar aos outros ao dever, devemos trabalhar para expressar a eles abundância de afeto. Aqui Pedro, quando ele exortava os judeus a um dever, insinua neles por uma expressão amorosa, chamando-os de irmãos; Portanto, irmãos, esforcem-se para confirmar sua vocação e eleição.

Mas eu confundir muito sua memória, quanto cruzar meu Método usual, caso eu falasse dessas cinco Doutrinas assim apresentadas; Eu preferia, então, mutilar o Texto, dar-lhe o escopo e a substância dele em menos Doutrinas. Você pode ficar satisfeito, portanto, em dividir as palavras, para separá-las em duas partes.

1. Um dever geralmente pressionado, e que é nestas palavras, Dê diligência.

2. Os detalhes nos quais nossa diligência deve ser falada, expressada; E isso em duas coisas. Em primeiro lugar, para garantir sua vocação. Em segundo lugar, para garantir a sua eleição.

Das palavras assim divididas, surgirão dois Pontos de Doutrina.

Primeiro, a partir do dever pressionado, dê diligência, observe,

I. Que em todas as questões de interesse da alma, os cristãos devem se esforçar muito.

Em segundo lugar, a partir dos detalhes em que este dever de Diligência deve ser familiarizado; isto é, em fazer com que seu Chamado e Eleição sejam seguros. Portanto, observe,

II. Que a grande diligência de um cristão deve principalmente a de ser empenhado sobre isso, certificar-se de sua alma, que ele está efetivamente chamado, e eternamente eleito. Esses são os dois pontos que extrairei dessas palavras.

Começo com o primeiro, que em todas as questões de interesse da alma, os cristãos devem fazer um grande esforço. No quinto versículo é dito da mesma forma: Dê toda a diligência : como se todos os seus esforços principais devessem ser sobre os interesses de sua alma.

Na gestão deste ponto, devo apresentar as demonstrações dele; então as razões; em seguida, na aplicação.

Primeiro, para a demonstração disso: Parece que em todas as preocupações da alma você deve aplicar uma grande dose de diligência, por aquelas semelhanças com as quais a obra pertencente à salvação da alma é comparada nas Escrituras. Como,

1. Às vezes, a obra do Cristianismo em salvar a alma é comparada a uma corrida, Heb 12.2. Deixemos de lado todo peso e corramos com paciência a carreira que nos é proposta. Portanto, 1 Cor 9.24, 25. Quando você caminha em seus jardins ou galerias, você não se preocupa; mas quando você executar uma corrida, você trabalha e se esforça muito, e emprega todas as suas forças para atingir o objetivo. Por que (amados) importa sobre a alma, eles são comparados a uma corrida; para mostrar que trabalhos e esforços você deve realizar em todos os empenhos da alma.

2. É comparado à luta livre, Ef 6.12. Nós lutamos não contra carne e sangue, mas contra Principados e Poderes. E então 2 Tim 2.5. Uma alusão aos jogos Olímpicos e passatempos públicos, quando os homens lutavam diante da multidão comum, em que colocavam todas as suas forças e habilidades para derrubar uns aos outros; Para perceber que o cristianismo não é nenhum trabalho pequeno, mas uma luta, em que uma grande quantidade de diligência e esforço devem ser empregados.

3. É expresso nas Escrituras lutando em uma Batalha; 2 Tim 4.7. Temos lutado um bom combate. E, como bons Soldados, vocês suportaram a dureza, 2 Tim 2.3. Agora, quando os homens estão lutando por suas vidas, que cuidado, que trabalho e que diligência eles fazem para se salvar? E a obra do cristianismo nas preocupações da alma é demonstrada por essa semelhança.

4. É comparado a alguém que está em agonia; Lucas 13. 24. Esforce-se para entrar pela porta estreita; A palavra em grego é em alfabeto não latino, esforce-se, até que você esteja em agonia, como Cristo estava: Cristo estava em agonia no jardim, quando ele suou gotas de sangue; então diz Lute: Esforce-se, e se esforce até que você esteja em agonia, que você sue sangue novamente no trabalho de suas almas. Agora coloque tudo isso junto, para que a obra do Cristianismo seja semelhante a uma Corrida, a uma Luta, a estar em Agonia, em uma Luta Livre, na qual os homens colocam o máximo de suas forças. A semelhança apresentará isto, Que você deve aplicar uma grande dose de diligência em todos os assuntos relacionados com a alma.

Agora, para as razões pelas quais você deve ser tão diligente nos assuntos do Cristianismo. Devo apresentar dez.

1. Visto que a diligência é exigida em todos os assuntos relativos ao corpo, portanto, muito mais você deveria aplicar diligência em todos os assuntos relativos à alma. Diligência é necessária em todos os assuntos relativos ao corpo, Ec 9.10. Tudo o que tu colocares a tua mão, faça-o com todas as tuas forças. E lemos no Sl. 127.2 de certos homens: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Agora, se você deve aplicar tanta diligência e ter tanto cuidado para prosperar no corpo, então muito mais para a alma: a alma é uma peça mais nobre do que o corpo; e se você deve trabalhar em sua vocação, você deve trabalhar muito mais em sua salvação: Se você deve trabalhar para a terra, você deve trabalhar muito mais para o céu: se você trabalha para acumular tesouros aqui, você deve trabalhar muito mais para acumular tesouros para a vida futura. Se você trabalha e labuta e tudo para encontrar a subsistência de um corpo mortal e vil, você deve usar muito mais diligência e se esforçar por uma gloriosa alma imortal.

Porque muitos abortaram por toda a eternidade, por falta de aplicar diligência nas questões de salvação, Heb. 12.15. Olhando diligentemente, pelo menos qualquer queda da graça de Deus: muitos homens falharam na graça de Deus , porque eles não buscaram a graça diligentemente: Por que, amado, quantos perdem a graça, e perdem a Cristo por falta de diligência? As cinco virgens loucas perderam a Cristo por falta de diligência, Lucas 13.24. Muitos perderam o céu por meio de pequenos esforços para o céu; Esforce-se (diz Cristo) para entrar pela porta estreita, porque muitos procurarão entrar e não poderão : Sua falta de diligência, porque somente desejaram e não se esforçaram nos caminhos do céu, portanto se perderam.

3. Porque tudo o que vocês podem fazer por suas almas é pouco o suficiente para salvá-las. Posso usar essa expressão, 2 Ped. 4.17. Os justos dificilmente serão salvos: (embora eu saiba que pode ter referência em algum sentido à salvação exterior apenas), ainda posso fazer uso dela para este propósito, que se os justos dificilmente serão salvos, onde os ímpios e pecadores aparecerão? Toda a diligência e esforços que você pode fazer é pouco, e muito pouco para salvar suas almas: Ef 6.13. Coloque toda a armadura de Deus, para que você possa resistir no dia mau, e quando você tiver feito tudo, ficar de pé. Uma expressão estranha! Tanto quanto se o apóstolo dissesse: Tudo o que você pode fazer é pouco o suficiente para ficar em pé: Quando você fez tudo para ficar em pé, você mal consegue ficar de pé, e quando você fez tudo para obter graça, dificilmente poderá obter graça. E, portanto, quando toda a diligência que você pode exercer nos caminhos de Deus, é pequena o suficiente para salvar a alma; e tudo pouco para manter uma boa profissão nos caminhos da graça; quando você tiver feito tudo que você puder, fique: de pé, Prov 4.24 Guarda teu coração com toda diligência, etc.

4. Você deve aplicar diligência em todos os assuntos relacionados com a alma, porque há muito trabalho e diligência empregados contra sua alma e contra sua salvação; Primeiramente, pelo Diabo, 1 Ped. 5.8. Ele anda como um Leão que ruge, procurando a quem possa devorar: E em Jó 1, quando Deus perguntou ao Diabo: De onde ele veio, ele lhe disse: Eu vim de cercar a terra de um lado para outro. O Diabo ainda é trabalhador e infatigável para condenar almas; ele foi cercando a terra para malditas almas. Por que (ó Amado) o Diabo deve usar diligência para condenar tua alma, e não usarás nenhuma para salvá-la? Será que ele percorrerá a terra para te condenar, e tu não mexerás um pé em Ordenanças e Deveres, e tudo para salvar aquela tua pobre alma? Novamente, como o diabo, homens tão perversos, eles usam diligência contra a alma também: Mat 23.15. É dito dos fariseus: Eles percorreriam o mar e a terra para fazer um prosélito e, quando o fizeram, o fizeram duas vezes mais filho do inferno do que antes. Observe como eles seriam infatigáveis; eles fariam uma viagem tão grande para condenar uma pobre alma? Assim são os homens perversos. Ef 4.14. Diz-se dos falsos mestres: Eles estão à espreita para enganar; eles serão tão industriosos que mentirão e verão oportunidades. Amados, olhe para o mundo, quão diligentes serão seus companheiros para levá-lo ao pecado, para levá-lo ao prostíbulo, para levá-lo à profanação? E, portanto, vendo os homens iníquos usarem diligência para condenar suas almas, você não raciocinou em todas as questões de interesse da alma para desenvolver uma grande dose de diligência?

5. Porque os homens ímpios usam uma grande quantidade de diligência para condenar suas próprias almas, e vocês mesmos o fizeram nos dias de sua não regeneração. Que esforço um beberrão terá para ficar sentado o dia todo e a noite toda em suas garrafas? Que esforço terá um Ladrão para induzir a escuridão da noite, o frio do tempo, o perigo de ser levado e tudo para arrombar uma casa para obter algum ganho? Que diligência um adúltero usará para vigiar uma prostituta no crepúsculo, na maré da noite? Por que? Homens ímpios (na frase de Habacuque) se cansam por vaidades, cansam-se para condenar suas próprias almas; e não farás nada para salvar tua alma? Diz-se de homens perversos, Miquéias 7.3. Eles fazem o mal com ambas as mãos avidamente: Um homem pode pecar com uma mão o suficiente para condená-lo; no entanto, eles estavam tão ansiosos que pecariam com ambas. Devem os homens iníquos estender ambas as mãos para pecar, e não porás tu um dedo para a santidade, porás a mão para os olhos de Deus? Você tem uma frase, Jer 23.10. Todo o seu curso é mau e, portanto, não é certo: Uma expressão estranha! Deus ali se queixa dos homens, de que eles não eram apenas maus, mas eram forçosamente maus; eles eram fortes em sua maldade e laboriosos em sua profanação. E os homens ímpios forçam Deus a condená-los, por assim dizer; Devem os homens ímpios ser violentos no caminho do pecado, e não farás tu com uma só mão, trabalhar para salvar tua alma? Um velho pai vendo uma donzela passar três horas vendo seu rosto em um espelho, para se enfeitar, quando ela desceu ele caiu em prantos; sendo perguntado por que ele chorou? Respondeu, porque esta mulher passou mais horas em uma manhã para se condenar, do que sempre passei em deveres religiosos para salvar minha alma. Ai de mim! Muitos homens são mais diligentes em se condenar, então muitos de nós devemos salvar nossas almas; que isto deva motivá-lo fortemente a aplicar diligência em todos os assuntos de interesse da alma.

6. Porque quanto mais diligente tu és, o menos ocupado e operativo, os movimentos do pecado e sugestões de Satanás estarão em seu espírito. É a fala de Bernard, Por quanto mais (diz ele) o Diabo encontra um homem bem aplicado, por tanto quanto menos ele poderá prender a tentação sobre ele. Quanto mais diligente e industrioso você for no caminho dos céus, menor será a força que a tentação do Diabo terá sobre você. Lembro que foi o discurso do Sr. Greenham, Que quando o Diabo tentou uma pobre alma, ela veio a ele pedindo conselho para resistir à tentação, e ele deu a ela esta Resposta: Nunca fique ociosa, mas esteja sempre bem empregada; pois em minha própria experiência descobri o seguinte: Quando o Diabo viesse me tentar, eu diria ao Diabo: Não tenho tempo para ouvir tuas tentações: e por esse meio resisti a seus ataques. Amado, diga ao Diabo quando ele o tentar, que você não tem tempo para emprestar uma ânsia às suas tentações, e então ele nunca se agarrará a você. O Diabo nunca tira vantagem de nós, quando estamos fora do caminho de Deus, ou ociosos, ou temos nossas mãos em alguma atividade pecaminosa; e então o diabo passa a ter poder sobre nós. Se você negligenciar a diligência, nesta indústria espiritual, você até mesmo tenta o Diabo para tentá-lo: você se expõe a um mundo de pecado e um mundo de armadilhas. Como você sabe que é com a água, enquanto o riacho continua correndo, ele se mantém limpo; mas deixe-o ficar parado, ele cria sapos e rãs, e todo tipo de imundície. Então, enquanto você continua, você se mantém afastado; mas pare uma vez em sua diligência, e fique parado, e oh, que poça de sujeira e pecado será teu coração! As chaves que você guarda no bolso e usa todos os dias são brilhantes; mas se as chaves raramente são usadas, a própria ferrugem as corrói. Assim é com suas graças; não usadas ​​com diligência, logo ficarão enferrujadas e decrescerão; quanto menos diligente você for, mais pecará e Satanás se apegará a você. Heb. 6.12. Em Apocalipse temos uma passagem que define a paciência dos santos como sendo a firmeza de fé para vencer o diabo pelo testemunho que deram da Palavra da verdade e pelo sangue de Jesus, não o negando em nada mesmo em face da morte, pois com paciência cristã, os que seriam escolhidos para a prisão, e os que seriam mortos, continuaram amando o Senhor muito mais do que a própria vida neste mundo.

Desejamos que, diz o Apóstolo, cada um de vós mostre a mesma diligência: para quê? Para que você não seja preguiçoso. Como se ele devesse dizer, se você negligenciar a diligência, o pecado da preguiça logo crescerá sobre você. Ao passo que agora, quanto mais diligente você for, menos operativas serão as sugestões de Satanás, e as operações do pecado em sua alma. Enquanto os homens dormiam, o inimigo veio e semeou joio, Mat 13.25. Como você sabe, é com o corpo: Um homem que é dado a viver uma vida sedentária, uma vida de sentar-se, esses corpos estão mais expostos a humores ruins, (E portanto a vida de estudantes é uma vida mais exposta a doenças) mas aqueles cujo sustento são no comércio de artesanato, sempre em movimento e agitação; o movimento expulsa os humores doentios, e eles não podem apoderar-se do corpo. É assim na alma: quanto menos você agir em questões relacionadas com a alma, mais doenças espirituais crescerão sobre você. Ao passo que quanto mais ativo e trabalhador você for, menor será o poder que as enfermidades e os humores terão de se apoderar da alma.

7. Porque quanto mais diligente você é nas questões relativas à alma, mais se aproxima a semelhança e conformidade com Jesus Cristo: você lê sobre Cristo, que ele andava sempre fazendo o bem: E quando seu pai e sua mãe o perderam de vista e foram três dias tristes em procurá-lo e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: onde estavas? Ou não sabeis, diz Cristo, eu estava sobre os negócios de meu Pai? Como se ele devesse dizer; Eu não estava em qualquer trabalho mau, mas para glorificar meu Deus, e promover a honra de meu pai: este foi o meu trabalho. E em outro lugar ele nos diz, que era sua comida e bebida fazer a vontade de seu pai: Aqui estava uma pessoa diligente. Por que, quanto mais trabalhador você é e quanto mais diligente nos assuntos da alma, mais parecido com Jesus Cristo você é. E onde pode haver um padrão melhor para você se parecer, ou uma cópia melhor para você escrever?

8. Porque quanto mais diligente você for neste empenho, quanto mais paz e mais lucro você acumulará para sua própria alma. Quanto mais paz você acumular, mais trabalhador você será, 2 Ped 3.14. Seja diligente (diz o apóstolo) para quê? Para que você possa ser encontrado por Cristo em paz, sem mácula e culpa. Então Isa 32.17. A obra da justiça é paz, e o efeito dela quietude para sempre. Não é o hábito simples, ou ter a graça, que é paz; mas é a operação disso, e ser industrioso nele, pois é a atuação disso em suas vidas que traz paz para suas almas. E então não trará apenas paz, mas também lucro. Posso dizer como disse Salomão, Prov.10.4. A mão do diligente enriquece. Estou certo de que a mão de um cristão diligente, que é trabalhador nos caminhos de Deus, o tornará rico em graça; quando aqueles que são preguiçosos espirituais, chegarão à pobreza espiritual. Portanto, 1 Coríntios 15, último verso: Sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, pois, por mais que saibais, o teu trabalho não será em vão no Senhor. Se então você for diligente na obra da graça, não será em vão, mas você conseguirá por tudo o que você faz no Senhor.

9. Porque você perdeu mais graça em pouco tempo, então você pode sempre recuperar por toda a diligência que puder, caso não viva tanto tempo. Você teve todas as graças uma vez em Adão, mas Adão por um bocado de fruto proibido perdeu toda aquela graça, que você agora não pode nunca recuperar a não ser com muita diligência. Você deve orar até que você não possa falar mais; e você deve suspirar ao quebrar de seus lombos; se cada palavra fosse um suspiro e cada suspiro uma lágrima e cada lágrima uma gota de sangue, você nunca seria capaz de recuperar aquela graça que você perdeu em Adão; Você obliterou a bela imagem de Deus; Você perdeu esse conhecimento por cometer um pecado, que você não pode recuperar por dez mil Sermões, ou cumprindo dez mil Deveres. Não necessitas, pois, de diligência, visto que perdeste tanto em tão pouco tempo que, com toda a tua diligência, nunca recuperará totalmente?

10 Porque o melhor de você viveu muito tempo usando diligência para condenar a si mesmo, ou então não se importando com salvar a si mesmo, um ou ambos; portanto, você precisava agora começar o trabalho. Amado, posso dizer o que Sêneca fez pelos pagãos, Que grande parte da vida do homem se esgota em fazer o mal, a maior parte em não fazer nada, toda a vida de um homem em fazer outras coisas do que deveria. E, em verdade, assim posso dizer a vocês, grande parte de suas vidas passou em pecar e perder sua salvação, em se esforçar para condenar suas próprias almas; e se não for assim em geral, eu acredito que uma grande parte tem passado afastada em não fazer nada para a sua salvação, em não orar por salvação, em não ouvir por salvação, em não ler para salvação, em não lamentar por salvação, em não fazer nada para os céus: e se for assim, que você assim gastou seu tempo, você tem um grande motivo agora para colocar sua mão na obra e usar toda diligência nos assuntos relativos à sua salvação. Um homem em uma jornada, que perdeu a maior parte de seu tempo do caminho, ele precisou corrigir seu ritmo quando voltou a entrar no caminho certo: então, se passamos a maior parte do nosso tempo em vão, nós precisamos dar mais diligência para o tempo por vir.

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/01/2025
Código do texto: T8247707
Classificação de conteúdo: seguro