A extinção dos dinossauros
Falam-se muito na teoria que prega que a extinção dos dinossauros ocorreu devido à queda de um asteroide cognominado Chicxulub no Golfo do México, há 66 milhões de anos que levantou poeira e enxofre na atmosfera e impediu a luz solar de penetrar e fez a temperatura cair em média 15 graus célsius durante 15 anos.
Eu particularmente, não acredito nessa teoria, por falta de provas, senão não seria teoria. Para mim, a extinção dos dinossauros deve ter ocorrido por outro motivo, como a falta de árvores gigantes e alimentos, senão todos os animais estariam extintos. Estudos comprovam que na época dos dinossauros haviam mamíferos gigantes como preguiças.
O que se sabe é que durante o Período Mesozoico, entre 250 e 66 milhões de anos, a concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera era 16 vezes maior causando um “efeito estufa”, com temperaturas escaldantes em média seis a nove graus a mais do que as atuais, e havia grande quantidade de árvores e alimentos; e os dinossauros tinham grandes pulmões.
Não tenho nada contra as teorias. O que eu acho errado é ensinar nas escolas e nos meios de comunicação uma teoria como se fosse verdade. Nenhum cientista é o dono da verdade. Uma teoria é apenas um estudo ou uma tese sem uma comprovação material. Muitas teorias não são uma unanimidade entre os cientistas. Vale ressaltar que muitas teorias são substituídas por outras teorias.
Goiânia, 11-05-2024