Índia, religiões e seitas
A Índia é um país milenar situado na Ásia, que se originou do aparecimento da Civilização do Vale do Indu, às margens do rio Indu, cerca de 3 mil anos antes de Cristo. A sua capital é Nova Délhi. Com uma população em torno de 1,417 bilhão conforme o censo de 2022, a Índia é o país mais populoso do mundo, e mais excêntrico. A sua população é dividida em castas, que definem a posição de cada família e tipo de hierarquia social, com privilégios e deveres.
As suas principais religiões são o hinduísmo e budismo, e há muitas seitas pagãs. A seita dos Aghori Sadhus da mão esquerda com cerca de alguns milhares de seguidores conhecidos por aghori panthis, surgiu no período medieval indiano e se estabeleceu no século XIV e baseia seus princípios em textos tântricos filosóficos e meditativos de ordem ascética de Kapalikas que faziam sacrifícios humanos, seita que não existe mais. Os aghoris têm como objetivo o desenvolvimento do ser humano nos aspectos físico, mental e espiritual, e têm como principais divindades Shiva (masculino) e Shakti (feminino).
Os Aghoris panthis são em sua maioria homens que não usam roupas, enquanto que a minoria mulheres usam roupas, vivem isolados em campos de cremação, e usam práticas excêntricas em rituais de crematórios, como fumarem maconha, beberem em taças de crânios, comerem carne humana em decomposição de seus companheiros mortos e até comem fezes, meditam sentados em cadáveres, passam cinzas de cadáveres em seus corpos, comem, dormem e fazem sexo em meios a cadáveres em chamas nos crematórios a céu aberto, e acreditando na purificação da alma. E a cada 12 anos, no mês de janeiro, eles emergem durante os Kumbh Mela, principais festivais do hinduísmo em quatro locais diferentes da Índia, e atraem turistas.
A Índia já foi dominada por portugueses, holandeses franceses, porém se tornou independente da Coroa Britânica em 1947. E tem como herói Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido por Mahatma Gandhi, ativista que ficou conhecido por liderar os indianos na luta pela independência. Conforme a constituição indiana, as suas línguas oficiais são o hindi e o inglês. Assim como em outros 55 países de colonização inglesa, na Índia se dirige na mão inglesa, ou seja, pelo lado esquerdo da via e com o volante do lado direito.
Apesar da grande população, de desníveis sociais e de muitas culturas excêntricas, a Índia se tornou na quinta maior economia do mundo, com uma taxa de crescimento do PIB 7,2% mudança anual 2022. A Índia se destaca em atividades econômicas como produção de arroz, trigo, algodão e chás; e na mineração, no setor industrial e na indústria cinematográfica. E devido a mão-de-obra baixa, muitas multinacionais estão instaladas no país. E nos últimos anos a Índia vem se destacando na engenharia espacial, com lançamentos de foguetes bem-sucedidos. E em 23-08-2023 o país se tornou o primeiro a conseguir fazer um pouso duma espaçonave no polo sul da Lua.
Goiânia, 21-04-2024