"Narrativa Atribuitiva", o que isso significa?
Antes precisamos entender que a "narrativa" é uma forma de contar uma história ou relatar uma série de eventos. É uma representação de eventos ou experiências, frequentemente em sequência cronológica, que envolve personagens, cenários, ação e, muitas vezes, um enredo. As narrativas são usadas para comunicar informações, ideias, entreter ou transmitir uma mensagem.
As narrativas podem ser encontradas em diversos formatos, como livros, filmes, contos, peças teatrais, notícias, histórias pessoais e muito mais. Elas desempenham um papel fundamental na comunicação humana e na maneira como entendemos e compartilhamos histórias e experiências. As narrativas podem ser fictícias ou baseadas em eventos reais, e são uma parte importante da cultura, da arte e da comunicação em geral.
A palavra "atribuitiva" deriva do verbo "atribuir" e geralmente está relacionada à ideia de atribuir ou conceder algo a alguém ou a alguma coisa. No contexto de linguagem e discurso, "atributiva" pode se referir a algo que se atribui ou confere características ou qualidades a um objeto, pessoa ou ideia.
Segundo o jornalista Augustus Bragança de Lucena, a expressão "narrativa atribuitiva" se refere a falácia gerada por boatos para atribuir a alguém fatos e ocorrências falsas, distorcendo a interpretação da realidade da vida da "vítima" para prejudicar sua imagem. Isso acontece para incitar a opinião pública em apoio a narrativa atribuitiva criada, que por falta de conhecimento acaba sendo manipulada e passa a aceitar esses falsos discursos como verdadeiros, levando a críticas injustas e condenações contra a "vítima" em questão. É uma prática muito utilizada pelos narcisistas para destruir àqueles que não se submetem as suas manipulações.