Quando você entende, você perdoa..

 

No tempo se cria o amor,

que constrói a vida. Bom dia!.

 

 

 

 

Diz o texto bíblico, na passagem de João 8.32, sobre o conhecimento da verdade, para ocorrer a libertação: "Vós conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Mas, o que seria a libertação, como ela ocorreria, no caso de sabermos a verdade?

 

Vivendo num mundo onde muitos padrões de comportamentos, as vezes, ou muitas das vezes, embasados em sentimentos de abandono, possessividade, egoísmo, individualismo, inveja, ciúmes, ódio, raiva, vingança, faz com que as pessoas que estejam dominadas por esses sentimentos e emoções venham a produzir ações negativas, que trarão sofrimentos, ao longo do tempo, a si e a outrem. E o círculo vicioso das ações destrutivas, irá se repetindo, produzindo doenças físicas, mentais, emocionais. E isso é muito complicado, porque é como se estivéssemos perpetuando a infelicidade. E isso precisa parar!

 

Mas como vencer esses sentimentos negativos? Aprendendo! Aprendendo o que? Aprendendo a amar e, nesse aprendizado, aprender a perdoar. Tanto amar quanto perdoar é um processo muito difícil, que requer escolha e aceitação, a princípio, das condições necessárias à esse aprendizado. O primeiro passo, sutil, no meu caso vi isso acontecendo, é decidir ser bom. Pedir para ser bom. Orar para receber força, perseverança e fé, para não esmorecer na esperança, diante das muitas dificuldades que surgirão pelo caminho. Porque teremos que conviver com pessoas doentes em sua esfera emocional, e essas pessoas irão sim, produzir ações negativas, em muitos dos casos de maneira praticamente 'inocente', sem consciência plena do que estejam fazendo. E essas ações produzirão acontecimentos que, em algum tempo, requererão ser perdoados, para que possamos seguir na jornada, sem estar amarrados no passado, sem repetir padrões negativos, nocivos, de comportamento. Vencendo os sofrimentos emocionais, que poderão reverberar em doenças mentais, emocionais, como a depressão, a bipolaridade, a síndrome do pânico, desvios de personalidades como a psicopatia (psicopatas são forjados na dor que viveram no meio - é pura alto defesa), que precisam ser enfrentados, trabalhados profundamente, vencidos com ações terapêuticas de meditação para alto cura, ensinamentos sobre amor e perdão (Jesus Cristo tem sido a grande cura através dos tempos - mas é um processo trabalhoso, que requer dedicação constante).

 

TODOS nós humanos estamos lutando para ter alegria, contentamento, ser amados e aceitos, alcançar a felicidade. Então, quando ações levadas por sentimentos de inveja e/ou vingança, não são enfrentadas com dedicação e paciência, justiça e verdade, amor, perdão e solidariedade, certamente trarão prejuízos ao meio onde estejam sendo disseminados sem enfrentamento positivo, e os resultados já podemos ver claramente: famílias desestruturadas, pessoas perdidas no mundo das drogas e vícios, exemplo: Cracolândia, em São paulo! Quer mais algum? Carnaval carnal, onde drogas e sexo viciosos são largamente praticados, e incentivados, gerando crianças que crescerão num meio onde serão usadas, abusadas, violentadas, criminalizadas.... gerando os trabalhadores do tráfico... de drogas, de gente, de trabalho escravo, de sexo, de dor e violência... que se não são enfrentados, vão se espalhando no meio social à sua volta, fazendo com que a sociedade civil organizada fique refém da violência... tipo o que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos entornos das favelas... E, por fim, vão se espalhando no meio civil organizado, dominando o Poder Público, para continuar perpetuando o caos em favor da própria manutenção do crime organizado...

 

Mas o que pode ser feito para resolver? Enfrentar! Enfrentar com ações sociais verdadeiras, profundas, eficientes, e não apenas paliativas, tipo tirar as pessoas de um lugar e por em outro, sem o devido tratamento e acompanhamento pela sociedade, e não apenas pelo governo!

 

Enfrentar o mal é preciso! Fazendo o bem, ajudando as pessoas em dificuldades, não apenas com doações, com esmolas, mas produzindo oportunidades de recuperação verdadeira das famílias, das pessoas marginalizadas pela violência que na maioria das vezes, os ricos traficantes (de drogas) do mal vão perpetuando, para a sua própria manutenção no poder.

 

É preciso acontecer a conscientização da sociedade em geral, para que ocorra um profundo trabalho de limpeza em todos os meios sociais, onde a criminalidade está sendo veiculada (tipo escolas, faculdades, favelas e até igrejas - onde são disseminadas muitas crenças limitantes ), se quisermos ter um país soberano e livre. O trabalho começa na educação! Dentro de casa, nas escolas, nas igrejas, em todos os lugares....

 

Um país livre precisa de bons ensinamentos!