Palavras Positivas
Charlles Nunes
(Clique aqui para baixar o ebook)
Você já deve ter ouvido sobre a lei do plantio e da colheita. Ela diz que você colhe exatamente o que planta. Com base nessa ideia, que tal plantar pensamentos positivos no solo da sua mente, e deixar que as ideias germinem?
1. Confie em Deus
Ser livre para escolher é um dom inerente à própria vida - e um dos maiores privilégios que um ser humano pode almejar.
Confiar em Deus o suficiente para submeter seu próprio livre-arbítrio à vontade Dele, lhe tornará cada vez mais livre.
Experimente abrir a porta do seu coração ao seu Pai Celestial. Permita que Ele lhe demonstre ter um plano para sua vida muito superior do que você mesmo poderia sequer imaginar.
Mantenha sua mão na mão Dele. Ainda que os caminhos lhe sejam desconhecidos, você caminhará com segurança e fé. Ao permitir que Ele assuma o comando, as mudanças começarão a se efetuar de dentro para fora.
Você logo vai perceber que 'todas as coisas contribuem para o bem-estar daqueles que amam a Deus'.
2. Trate Bem as Pessoas
Todo ser humano gosta de ser apreciado e reconhecido. Ao menos, respeitado.
Tratar bem aos semelhantes é prova de nobreza de caráter. A cortesia é como o tempero: agrega sabor às relações humanas.
Sorria. Chame as pessoas pelo nome. Cumprimente com um aperto de mão caloroso. Olhe nos olhos quando conversar, e ouça com atenção antes de responder.
Perceba como as pessoas reagem positivamente. Em pouco tempo, você receberá cumprimentos amistosos de quem nem sequer os esperava.
Ao aprender a colocar as necessidades do outro antes das suas, verá seu carrinho de feira transformar-se numa carruagem do sol.
3. Pense Grande
Tudo o que existe no mundo físico foi antes criado na mente de alguém. O próprio universo é produto de uma criação divina.
Como esta vida é um jogo de equilíbrio, nossas ações estão sempre nos levando rumo às nossas expectativas e desejos mais profundos.
Pense na casa dos seus sonhos. Ela é inteiramente gratuita no pensamento. Visualize o relacionamento dos seus sonhos.
Comece a efetuar aquelas pequenas mudanças para realizar o sonho de alguém. Quem pensa grande atrai pessoas que têm pensamentos semelhantes.
Crie primeiro seu paraíso particular, e você passará a reconhecer os caminhos que te levarão até lá!
4. Cultive a Gratidão
Ser grato é compreender seu lugar no mundo, sabendo que muitos te antecederam e muitos te seguirão. É descobrir motivos para dar o melhor de si, cumprindo seu papel com alegria e esperança.
A gratidão é a mãe das virtudes. Quem agradece pelos recursos que tem, mantém-se conectado com a Fonte Divina. Assim, recebe cada vez mais dons para abençoar a própria vida e utilizá-los a serviço do próximo.
Reserve um tempo regularmente para contar suas bênçãos. Faça um registro delas. Agradeça pelos serviços mais simples que lhe forem prestados neste dia. Reconheça o esforço das pessoas. Focalize o lado positivo da vida.
Cultive a gratidão no solo da oração. Você reconhecerá cada vez mais as bênçãos que Deus tem para você.
A gratidão é a memória do coração.
5. Prospere
Prosperar é viver cada dia mais plenamente. É desempenhar as funções que lhe são devidas – sejam físicas, mentais ou espirituais – na medida do bom senso.
Estabeleça objetivos claros que se harmonizem com seus desejos justos. Assim, você se sentirá merecedor de cada um deles. Querer prosperar sem sentir-se digno é reter o fluxo das dádivas celestes. É como aguar um jardim pisando na própria mangueira.
Deus deseja que você prospere, para que possa expressar-se melhor através de você. Sentindo-se feliz e próspero, você estará em melhores condições de estender Suas bênçãos àqueles com os quais convive.
Progrida através da criatividade. Consiga seus objetivos buscando multiplicar os recursos para todos os envolvidos no processo. Decida prosperar ainda hoje...
E não se esqueça dos amigos.
6. Tome Decisões
Quem aprende cedo a tomar decisões na vida, fica livre da tensão de ter que decidir vez após vez sobre um mesmo assunto.
Quando você deixa claro os princípios nos quais acredita - e procura agir de acordo - aos poucos vai conquistando a confiança dos que te conhecem mais de perto.
Com o passar do tempo, seus amigos sabem exatamente o que devem ou não lhe oferecer, pois conhecem os limites de conduta que você já estabeleceu para si mesmo.
Estabeleça o quanto antes a linha divisória da qual você não passará. Assim, quando estiver sob tensão, sentindo-se só ou em momentos de desânimo, sua segurança estará a salvo.
Freqüente locais que lhe facilitem viver de acordo com seus ideais. Procure a companhia de pessoas que vivam padrões elevados como os seus. Busque influenciar mais do que ser influenciado.
Abstenha-se de tudo que desperte instintos inferiores ou que possa diminuir seu grau de consciência.
Verdadeiramente livre é quem decide por conta própria como irá preservar a própria liberdade.
7. Aprenda a Perdoar
O perdão é um dom divino. É a centelha da compreensão que insiste em arder no coração humano.
Predispor-se a perdoar é reconhecer que o outro também se equivoca - e merece uma segunda chance. Quem nunca foi mal-interpretado, estando repleto de boas intenções?
Da próxima vez que se sentir ofendido, experimente ser mais tolerante. Se estiver disposto a andar a segunda milha, poderá retribuir o mal com o bem, e fazer uma oração por quem te magoou. Você ficará protegido contra o veneno do rancor.
Leve em conta que muitas vezes o ofensor ignora a extensão das próprias ofensas. Agindo assim, você mesmo se qualificará para merecer o perdão.
Um alto grau de amor obtido por alguns pode neutralizar o ódio de milhões.
8. Seja Feliz
Ser feliz é uma questão de escolha. É sentir que suas ações e realizações atendem às suas próprias expectativas e harmonizam-se com seus princípios morais.
Segundo pesquisas, estar de bem consigo mesmo pode aumentar de 7 a 10 anos sua expectativa de vida. Isso acontece porque a pessoa feliz aumenta sua imunidade, podendo enfrentar maiores desafios sem ser afetada por eles.
Quem é feliz tende a estar mais atento aos seus relacionamentos, sua saúde financeira, física, mental e espiritual. Você pode ser mais feliz tomando medidas muito simples...
Deixe de se culpar. O que você fez, está feito. O que deixou de fazer... já era. O que não tem remédio, remediado está. Desabafe com um amigo de confiança.
Sorria mais. Seu cérebro irá interpretar a mensagem de que você está bem, e reagirá de acordo. Assista a vídeos engraçados, conte uma boa piada... Divirta-se!
Procure motivos para agradecer. Nunca alguém conseguiu fazer a chuva parar simplesmente por reclamar. Vista sua capa, pegue um guarda-chuvas, mas não deixe a peteca cair. A propósito...
Há quanto tempo você não toma aquele banho de chuva?
9. Previna os Amigos
Prevenir é uma das formas mais simples de servir. Olhos experientes costumam enxergar armadilhas das quais os mais jovens nem sequer desconfiam.
Em alguns casos, a pessoa prevenida prefere continuar o ignorar o perigo. O modo mais fácil de tocá-la pela voz de advertência é fazê-la saber - e sentir - que você se importa com ela de verdade. Em segundo lugar, vem seu exemplo.
Aproveite as oportunidades de demonstrar pequenos gestos de amor e amizade, e seu potencial de fazer o bem se multiplicará.
Ao perceber a necessidade de prevenir alguém, tome coragem e entre em ação. Mesmo não compreendendo o motivo das suas ações, a pessoa reconhecerá no futuro a nobreza do seu gesto. Lembre-se de que o perfeito amor extingue todo o medo.
E quem avisa, amigo é.
10. Desacelere
Já se perguntou por que os veículos mais possantes têm o melhor sistema de frenagem. É porque a potência não é nada sem controle.
Considerando-se que 20% do esforço produz 80% dos resultados, e vice-versa, viver por puro instinto, sem refletir, é desperdiçar a riqueza e diversidade inerentes à experiência humana. Para se enxergar melhor a floresta é preciso estar fora dela. Cada minuto amolando o machado facilita a vida do lenhador.
Se quiser fazer mais com menos, desacelere. Perceba em meio à correria da vida, com tantos compromissos a cumprir, que existe grandiosidade nos pequenos gestos.
Aproveite cada momento, seja na fila do banco ou sob uma ducha fria. Respire fundo.
Retribua o sorriso de uma pessoa idosa, ou elogie a caligrafia da balconista que acabou de te atender. Deixe as crianças à vontade ao seu redor.
Faça uma prece silenciosa pelo bem-estar de alguém. Ouça o cantar dos passarinhos numa manhã de sol. Admire uma gota de orvalho a escorrer numa folha bem verdinha. Admire a luz da lua quando o céu estiver estrelado. Mais importante que a velocidade, é encontrar a direção.
Quando você menos espera, a felicidade cruza o seu caminho – ou se torna o próprio caminho.
Gostoso mesmo é caminhar...
11. Construa Pontes
A vida é o desempenho das funções. Sejam intelectuais, físicas ou espirituais, onde houver potencial a ser desenvolvido, haverá uma forma de vida buscando expressão.
É preciso que os recursos estejam à disposição das pessoas, a fim de que essas, exercendo sua liberdade de escolha, possam desenvolver seu pleno potencial.
Como pode um músico atingir a maestria, caso nunca tenha contato com um instrumento musical? Ou alguém com um enorme potencial para a medicina exercê-la sem frequentar a universidade?
Sempre ciente de nossas necessidades, é geralmente através do auxílio de outras pessoas que o próprio Deus cuida de cada um de Seus filhos. Ele é um exímio construtor de pontes, aproximando pessoas e recursos.
Você pode fazer o mesmo, através de atos simples de serviço. Incentive alguém a retomar os estudos. Financie um curso profissionalizante para um jovem interessado. Divulgue uma vaga de emprego. Repasse a informação.
Ao abrir a porta da oportunidade para alguém, você terá muitas alegrias com ela do lado de lá.
12. Mantenha a Chama Acesa
Sempre admirei os procedimentos de emergência.
Paramédicos bem treinados desobstruem as vias respiratórias e conferem a pressão arterial numa rapidez impressionante. Mantendo o fluxo sanguíneo e respiratório, atingem seu objetivo principal: fortalecer o paciente a ponto de mantê-lo vivo.
O mesmo se dá conosco, ao identificarmos alguém que precisa ‘daquela força’ para continuar defendendo uma causa que abraçou, concluir um projeto que iniciou ou simplesmente... seguir em frente.
Senti isso bem de perto quando – devido ao trabalho – tive que me ausentar das atividades na Igreja por cerca de três meses. Um grupo de amigos costumava me visitar no domingo à noite e, naqueles momentos tão especiais, expressávamos nossos sentimentos sobre Jesus Cristo.
Eles me contavam como haviam sido as reuniões na igreja, e partilhávamos do sacramento. Sua demonstração de interesse sincero me ajudou a prosseguir, mantendo acesa a chama da fé.
A forma como você serve as pessoas demonstra o que você sente por elas. E ninguém se importa com o quanto você sabe, a menos que saiba o quanto você se importa.