EXCLUINDO A EXCLUSÃO

Demétrio Sena - Magé

Nestes tempos em que a exclusão de contatos nas redes sociais virou motivo de orgulho - embora eu saiba que pontualmente há sim, razões para tanto -, em campos e contextos gerais da sociedade, não excluo contatos nem amigos. A menos que eu seja expressamente agredido verbal ou fisicamente sem justa causa ou conclua que a pessoa em questão é canalha, no sentido amplo e grave da palavra, não excluo... da minha vida, minhas listas, meus eventos... nem do meu perfil em rede social.

Passei muitos anos vivenciando na alma e na pobreza material quase absoluta, todas as formas de exclusão. Trabalhei muito para mudar de vida - não enriquecer, como de fato não enriqueci - e acumular conhecimento para entender o mundo e não sofrer pelas exclusões que ainda vivencio... não como antes, mas vivencio. Exclusão, por mais fútil que possa lhe parecer, tem um sentido extenso, profundo e amargo para mim.

Não estudei, li e trabalhei como até agora, para deixar de ser excluído e me tornar excludente. Se ainda existem (e como existem!) indivíduos e classes que se julgam em condições de me excluir e discriminar, não cederei à perversa tentação humana e social de me julgar em condições de fazer o mesmo a quem quer que seja, em nenhum contexto, área ou situação. Nem em rede social (reservadas as razões que já especifiquei). Parece banal, mas é um símbolo das minhas memórias de infância e juventude.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 21/01/2023
Código do texto: T7700633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.