Aos Amigos (Mestres) com Carinho.
Aos Amigos (Mestres) com Carinho.
A gratidão é uma das maiores virtudes que o homem pode exercer. Não é sinônimo unívoco de agradecimento, mas se confunde com reconhecimento. Alguém pode ser muito grato a outrem sem que este, pessoal ou diretamente, saiba disso. Quer dizer, aquele que se considerar “devedor” de um favor ou benefício obtido, pode demonstrar gratidão ao “credor”, simplesmente, admitindo ou reconhecendo o obséquio recebido, perante alguém do convívio do autor da benesse, um amigo dele, ou o próprio Todo Poderoso
Uma das diferenças entre agradecimento e gratidão é que aquele tem que ser manifestado ou demonstrado, verbal ou oralmente, ao feitor do favorecimento. Isto é, não se pode agradecer a alguém, por algo que fez, sem que este dê ciência ou tome conhecimento do fato
A falta de gratidão, que seria a ingratidão, por vezes, tem o poder de despertar ou fazer brotar no mais humilde e desprendido dos indivíduos, ainda que subliminarmente, nuances de egoísmo ou presunção: é que nenhum homem é santo; todos têm brio, orgulho e dignidade, e isso faz com que, até involuntariamente, em dado momento ou diante de determinada circunstância, ele se ressinta de algo que não compreendeu ou não conseguiu aceitar, naturalmente.
Não é o caso, a propósito, daquela situação em que, depois que o problema foi resolvido ou o mal não se concretizou, graças à intervenção despretensiosa, mas compromissada de alguém, e após todos os envolvidos ou participantes do círculo existencial do favorecido terem se manifestado felizes com o que lhe fora feito e até se regozijado em relação à benfazeja providência, apenas e tão somente o beneficiário não haver demonstrado o devido reconhecimento ao autor do favor. Aqui, a ingratidão do insensível favorecido foi substituída pela gratidão dos demais.
Por outro lado, é compreensível alguém que tenha agido ou intercedido em favor de outrem por algo, uma vez atendido o pleito ou resolvida a questão, e a ele não tenha sido dado conhecimento, sequer de que o beneficiário ficará satisfeito, não ficar feliz com essa ingratidão; notadamente, quando sabe ou tem informação de que pessoas, que não somente não ajudaram na solução do problema, como procuraram esconder ou lhe negar a condição de benemérito, receberam, além de manifestações da mais pura gratidão, efusivos agradecimentos por conta do que, verdadeiramente, não realizaram.
A ingratidão tira a afeição, diz um ditado popular. Por mais que alguém aparente não se ressentir com a falta de reconhecimento a um ato, voluntariamente realizado, um pouco de ressentimento ou decepção acontece; afinal, mesmo o mais bondoso e humilde dos seres humanos tem momentos de homem comum, e, como tal, precisa ver reconhecida sua presença e valorizados seus atos.
Então, amigos são a família que podemos escolher, e eu tive a grande oportunidade de construir uma família de amigos maravilhosos, e o mais importante, mestres com quem aprendo todo dia, e por isso eu agradeço!
Agradeço a bênção e a dádiva enorme que é poder compartilhar a vida com os amigos maravilhosos que tenho, virtuais ou não. Meus amigos são um tesouro precioso, uma graça quase divina, uma felicidade constante!
É nos momentos difíceis que percebemos que os amigos são o que de mais importante temos na vida. E é também nos momentos difíceis que descobrimos quem realmente é um amigo de verdade. Pessoas para nos cercar nos momentos de alegrias e de festa, há muitas. Mas quando precisamos de um ombro fiel, não são muitos o que se disponibilizam. Mas aqui revelou-se de forma unânime.
Não há dificuldade que nos faça parar nem problema que nos faça desistir quando temos ao nosso lado amigos que nos dão um apoio incondicional. Eu tenho a sorte de ter os melhores comigo e a eles devo muitas das vitórias que já alcancei na minha vida.
Agradeço de coração todas as palavras de incentivo, bem como gestos que me deram muita força em momentos que precisava. Vocês me deixaram uma marca que o tempo não poderá apagar e eu espero um dia poder retribuir tudo que fizeram por mim.
Na vida nos cruzamos com muitas pessoas, mas nem todas permanecem ao nosso lado. Até mesmo alguns amigos acabam por seguir rumos opostos àquele que seguimos e muitas das nossas relações acabam sendo consumidas pela distância.
Por isso, estas palavras de agradecimento são dedicadas a todos os meus verdadeiros amigos. Na verdade, os companheiros que permanecem ao nosso lado ano após ano merecem nossa homenagem. Vocês são a prova de que ainda existem amizades incondicionais que merecem eterna lealdade.
Guaxupé 22/07/22.
1000ton