LANÇANDO OLHARES SOBRE O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS INOVADORAS PARA CIDADES

LANÇANDO OLHARES SOBRE O SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INOVADORAS PARA CIDADES

Por Elias José da Silva

Experiências aplicadas em áreas como gestão pública, saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e meio ambiente, entre outras, foram compartilhadas entre gestores, técnicos, trabalhadores da Gestão Municipal e diversos outros segmentos, no Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras Para Cidades, realização da Prefeitura de Fortaleza. O evento foi sediado no Hotel Marina Park, em Fortaleza, nos dias 26 a 28 de Janeiro de 2017.

Com entusiasmo, tivemos a honra de participar deste importante encontro, que, a nosso ver, consolidou as determinações, orientações, premissas e desafios do Plano Estratégico Fortaleza 2040. Por isso, consideramos que foi estratégica, também, a participação brilhante do Coordenador do Plano Mestre Urbanístico Fortaleza 2040, o arquiteto Fausto Nilo, com o tema: Fortaleza 2040 nos próximos 4 anos. Sua fala se deu logo a após a mesa de abertura do Seminário, que contou com a participação de Patrícia Macêdo (Secretária de Relações Internacionais e Federativas), Eudoro Santana (Presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor), Roberto Cláudio (Prefeito de Fortaleza) e Camilo Santana (Governador do Estado do Ceará).

O Prefeito Roberto Cláudio e o Governador Camilo Santana acolheram, juntamente com todos os participantes, o ex-prefeito de Medelín, Aníbal Gaviria, o ex-vice-ministro de infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández e a diretora executiva do Instituto Sul-Americano de governo em Saúde, Carina Vance. A presidente mundial do World Wide Fund for Nature (WWF), Yolanda Kakasbadse, por razões de última hora não pôde viajar e fez sua participação por meio de vídeo conferência. Sua empatia e brilhante raciocínio de ideias aqueceu o ambiente, ao contrário da frieza da maioria das vídeos conferências.

O exemplo da experiência de Medellín, que foi apresentada pelo ex-prefeito Aníbal Gaviria, sob o tema: Segurança Cidadã: A Experiência Transformadora de Medelín. Sua fala levantou as razões que levaram Medelín a ser destacada no contexto mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 90, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 19, conforme dados apresentados pelo conferencista.

A transversalidade e a perspectiva dialógica atravessaram todo o desenvolvimento, dinâmica e metodologia do encontro, que teve a facilitação do Professor Henry Campos (Reitor da Universidade Federal do Ceará). A participação como elemento chave da construção coletiva para produção dos resultados a serem sistematizados, como produto do seminário, que norteará as ações da gestão municipal.

Neste sentido, todos os temas abordados pelos convidados e conferencistas, bem como a contribuição de todos os participantes favoreceram a perspectiva do “pensar e agir” sobre o presente e o futuro de Fortaleza. A contribuição do seminário, olhando para os próximos 4 anos vai ao encontro dos desafios que já estão “metrificados” no Plano Fortaleza 2040. No entanto, a cultura do imediatismo, sempre iminente e emergente, precisa ser monitorada no passo a passo das decisões político-administrativas.

O elenco de temas abordados e tratados no seminário, respondeu à perspectiva de se buscar fazer a “liga” entre a realidade do presente e futuro da cidade, com os grandes desafios que estão à frente, que precisam ser devidamente cuidados e enfrentados, numa visão estratégica. As experiências abordadas dão motivação para o “gerar e gerir” mais consciente.

No encerramento, a participação do ex-ministro Ciro Gomes, “Perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos 4 anos”, tema que se conectou com os desafios e preocupações da realidade brasileira e mundial, sociopolítica e econômica que nos impactam. Cuidar da cidade como desafio de todos.

Decididamente, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras, mobilizou para o conhecimento, como forma de se pensar e agir na direção do aperfeiçoamento das práticas, para manutenção e efetivação de políticas públicas inovadoras para a cidade.

SÍNTESE DURANTE E DORAVANTE

Para inovar e transformar

A responsabilidade ambiental

Disse: presente!

A Saúde falou e disse

Nem só de doença

Mas para muito além da doença

A Saúde fala e pensa

A Cultura que é tão densa

Comportas todas as linguagens

Tecnologias leves

Educação popular

Lubrificam as engrenagens

A educação liberta

Quando livre dá licença

E pede passagem

Com mobilidade gera integralidade

“Ir e vir” leva e trás Universalidade

Cidadania da Equidade

Princípio de Comunidade

Para gerar e gerir a vida nas cidades

Crianças e adolescentes

Jovens e adultos

Idosos potentes

Tecnologia de Inclusão social e econômica

A cidade humana e saudável

O futuro como presente

O presente como desafio feito de gente!