O SENTIDO ESPIRITUAL DO NARDO NA BÍBLIA
Antes de iniciar essa reflexão, eu fui pesquisar o significado do nardo, e, e no página da internet, em www.significados, encontrei o que gostaria de falar aqui, sobre as Funções medicinais do nardo.
Procurando sobre o nardo, o que encontrei? Vamos ler a definição:
“O Nardo (Nardostachys jatamansi), (...), é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais. É uma planta da família das gramíneas, que pode crescer até 1 metro de altura e que apresenta flores brancas e cor de rosa em forma de sino. A palavra nardo também pode ser sinônimo de perfume, porque o óleo aromático é usado para fazer perfumes.”, quanto as funções medicinais do nardo, descobri isso: “O bálsamo de nardo também tem várias propriedades medicinais, sendo usado no tratamento da pele (possui propriedades anti-inflamatórias, fungicidas e bactericidas), para tratar dor de angina, varizes ou hemorroidas. Além disso, também tem um efeito sedativo, sendo usado como calmante. Também possui características anticéticas, sendo usado para tratar problemas no sistema digestivo e respiratório.”
“Na Bíblia, os óleos eram usados para ungir uma determinada pessoa, normalmente com o objetivo de atribuir autoridade a ela, e essa pessoa ungida, vai exercer alguma função, poderia ser um rei ou um profeta, por exemplo. Além disso, a unção com um óleo também ocorria quando alguém necessitava de cura. O óleo feito com as flores de nardo é mencionado 24 vezes na Bíblia.
A expressão fazer descer o nardo pode significar ungir alguém com esse óleo.”
PARA ESPANTAR O CHEIRO DA MORTE E ADORAR A DEUS DE MANEIRA TÃO INTENSA ATÉ QUE O VASO NÃO RESISTA E SE PARTA EM MIL PEDACINHOS, E O NARDO POSSA SE ESPALHAR, ENCHENDO TODA A CASA, INVADINDO O CÉU NA PRESENÇA DE DEUS E DOS ANJOS, BASTA UMA ATITUDE CORAJOSA COMO A DAQUELA MULHER
- O que devo fazer?
Vamos ler João 12 e Marcos 14.
- Atenção para João 12:3 O episódio mais conhecido com o óleo de nardo ocorreu em João 12:3: “Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.”
No capítulo 14 de Marcos, é mencionado que o frasco de perfume em questão custava 300 denários, quantia que correspondia aproximadamente a 300 dias de salário, o que significa que era um óleo muito caro.”
- O que aconteceu?
- E aquela mulher?
- Que ousadia, fé e amor?
- Ela era uma adoradora, tinha dentro dela esse espírito de adoração. Olha o que fez!
Uma pessoa meramente RELIGIOSA e HIPÓCRITA naquele episódio se levantou para questionar aquela louca adoração daquela mulher. Uma louca adoração mesmo, para alguns hipócritas que só se contentaram em viver no nível da religiosidade, sem transcender o natural para adentrar o santo dos santos, alcançando o sobrenatural que é o trono da graça, onde se encontram o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um trono que não se encontra apenas no céu, mas dentro de cada um de nós.
- Leia 1 Cor. 3:13.
No mesmo capítulo de 1 Cor. 3 diz no verso 15 que as obras daqueles que permanecem apenas no nível da religiosidade vão se queimar! Que horror! Terrível, não? Viver uma religiosidade não significa muito para Deus, o significado maior está na essência da nossa adoração e o quanto eu estou disposto a adorar, extrapolando essa pré-disposição ao ponto de deixar-se partir enquanto adora, em mil pedacinhos para que o Oleiro Amado nos façam de novo, quantas vezes precisar, Ele fará de novo, de novo e de novo, até que um dia estejamos para sempre com Ele na sua glória.
O nardo que a mulher derramou sobre Jesus revela em seu ato uma atitude de adoração. Revela o desejo ardente (lembra do “Burning Hearts”, slogan da conferência em Fevereiro, no Carnaval?), pois é, aquela mulher tinha um coração ardente, para fazer o que fez. E era de tal maneira ardente o coração dela, que não pensou duas vezes, ela foi até Jesus, invadiu aquela casa cheia de homens preconceitosos , e quebrou o vaso. Ao fazer isso, aquela mulher manifestou o desejo de sua alma, em mandar para longe o cheiro de morte, para que esse maldito cheiro não viesse a existir sobre Jesus. Aquela mulher estava literalmente dizendo que a MORTE não deixaria seu cheiro em Jesus, e mesmo que fizessem, o que quisessem fazer com o Filho de Deus, a MORTE NÃO TERIA PODER SOBRE ELE, a morte, NÃO PODERIA CONTÊ-LO, o TÚMULO não podia suportá-lo. Ele venceria a morte.... E a venceu, ressuscitando ao terceiro dia, levando consigo o cativeiro, e libertando multidões e multidões das prisões do inferno, e do poder de satanás.
A mulher, ao quebrar o vaso, o que ela queria do fundo da sua alma, e desejava mesmo, era que aquele AROMA perdurasse, se entranhasse pela eternidade, adentrando o lugar da morada do Altíssimo, e chegasse ao TRONO de Deus inundando todo o céu com seu cheiro aromatizante.
Aquela mulher estava cheia de AMOR E FÉ SUFICIENTES PARA FAZER ISSO, e ela o FEZ, com a ATITUDE de uma ADORADORA EM POTENCIAL, o fez, com a ATITUDE de quem trás a ADORAÇÃO em si. São pessoas como esta mulher que o Pai procura: João 4:23.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
UMA PROPOSTA INDECENTE E LOUCA PARA OS QUE SE ENCONTRAM NO NÍVEL RELIGIOSO: ACEITA O DESAFIO?
- A PROPOSTA (JEREMIAS 18:1-4).
- O DESAFIO (MARCOS 14:1-6,8-10).
O primeiro passo: Vá à casa do Oleiro. A segunda sugestão é um desafio:
- Faça uma loucura, quebre o vidro de alabastro!
Sem querer julgar ninguém, sem nenhum tipo de preconceito ou prejulgamento da minha parte, quero propor uma coisa: imaginem a situação daquela mulher.
- Será que não poderia ter sido ela, uma prostituta?
- Não seria ela uma mulher mal vista, e mal quista na sociedade daquela época?
- Quem era aquela mulher, que entrou na sala onde estavam reunidos apenas homens, e quebrou o frasco?
A Bíblia narra um episódio de Jesus expulsando 7 demônios de uma mulher prostituta, que teria no ato da libertação, convertido-se, depois de ser liberta. Jesus não expulsou apenas um demônio daquela mulher:
- Jesus expulsou sete demônios, diz Mc. 16.9; Lc. 8.2
- Era uma mulher pecadora, como diz em Lucas 7:37, e foi ela a única corajosa e ousada para realizar um gesto que ficou marcado na história, por isso, é lembrada até hoje: a uma mulher pecadora, aquela que ungiu Jesus.
Pecadora sim... Mas foi ela quem alcançou maior glória, ao VER que Jesus tinha ressuscitado. E foi MULHER a levar a notícia. Um a BOA notícia! E mesmo desacreditada, ela fez isso: deu a notícia em primeira mão! (João 20:1-18)
- Ele resus-ci-tou!!!
- Está VIVO!
Ela VIU o Filho de Deus!
Viu a Glória de Deus!
Desfrutou de maior graça!
Não é o que diz Paulo em Romanos 5:20?
“... onde abundou o pecado, superabundou a graça”.
A graça superabundou na vida daquela mulher pecadora, mas só experimentou isso porque era não economizou em deixar-se quebrar como vaso, não economizou..., ela exagerou na adoração, e por isso, viu a glória de Deus. Esse foi o resultado final de uma adoração intensa! Extravagante, como disse um dia o Pastor Marcos em nossa Igreja-local, em um culto de domingo: Aquela mulher praticou uma adoração extravagante.
- Quero isso!
O Pai procura verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23). Então, vamos sair do nível da religiosidade, começando neste exato momento. Agora mesmo!
O FRASCO DE NARDO É UMA METÁFORA DE CADA UM DE NÓS
Primeiro vá aos pés de Jesus. Quebre o FRASCO da tua vida! Porque, ao quebrá-lo, e ao quebrantar-se aos pés de Jesus, começará ver as lágrimas rolarem no rosto pelo arrependimento que o Espírito Santo produzirá, e ao caírem as lágrimas, elas se misturarão com a essência do perfume, e no lugar de uma reação química, haverá uma reação espiritual tão intensa, que o céu se fará presente ali, só entre você e Jesus, mas quem estiver na "sala" sentirá o cheiro que se exala do nardo. Um fenômeno espiritual acontece que, ao quebrar o frasco (sua vida), o NARDO também será derramado sobrenaturalmente sobre a pessoa que se quebra. Isso a Bíblia chama de Efusão do Espírito.
- Deixa o NARDO cair sobre você.
- Deixa o NARDO espantar o cheiro de morte em você! Que cheiro de morte você exala? Que cheiro você deveria exalar? Se você já exala o bom perfume de Cristo, então deixe esse cheiro adentrar os portais do Altíssimo, alcance o trono de Deus agora! Alcance o trono da graça agora!
Seja curado, em nome de Jesus...
Seja curado, agora! Amém?
Em nome de Jesus.