CRISTIANO RONALDO E O SHAMPOO ANTICASPA

CRISTIANO RONALDO E O SHAMPOO ANTICASPA

Rangel Alves da Costa*

Outro dia fiquei sem acreditar no que vi. Esperei quase meia hora para confirmar, mas ainda assim até hoje não consigo assimilar as cenas presenciadas: um comercial num canal fechado, onde o jogador do Real Madrid, o português Cristiano Ronaldo, fazia propaganda de um shampoo anticaspa.

Mas não pode ser, logo pensei. Este aí deve ser um sósia, um clone daquele escolhido recentemente como o melhor jogador do mundo. Isto vai dar problema porque estão utilizando indevidamente a imagem de uma celebridade. E não pode ser o Cristiano Ronaldo por diversas razões.

Ora, a vaidade do moço português é conhecida em todo o mundo. Os jornais e revistas estampam sempre a figura de um homem extremamente vaidoso, de uma soberba a toda prova, e num egoísmo que chega a ser provocativo. Dizem que se depila dos pés à cabeça, possui dotes metrossexuais e narcisistas e não admite que o vejam senão como o mais bonito, o mais gostoso e outras duvidosas qualidades.

Mas por que, cuidando e modelando tanto o seu corpo, e muito mais que muitas beldades femininas, o bonitão se esqueceu de cuidar logo das madeixas, do couro cabeludo debaixo delas, de modo a ter surgido as caspas tão indesejáveis? Pensei que seria mais fácil mandar raspar os cabelos e urgentemente providenciar uma cabeleira de fios dourados, mas não, pois o galã se humanizou em algum instante e foi atrás de um shampoo para combater seu problema. E é este shampoo que agora está vendendo suas qualidades na televisão. Acredita?

Realmente muitas são as razões para que ninguém acredite que o galã do futebol fosse aparecer vendendo um produto para combater problemas de caspa. E o mais assustador é que o filme realmente dá entendimento que por debaixo daqueles cabelos baixos, porém brilhosos e bem cuidados, existe um couro cabeludo tomado de seborréia. E mostra o jogador passando o produto para cuidar do problema.

Eu não diria nada se ao invés daquele produto, o famoso jogador estivesse vendendo um perfume de marca igualmente famosa, um poderoso e caríssimo carro importado, uma grife masculina, qualquer outra coisa que significasse status e poder, menos um shampoo para combater seborréia. Diante da confirmação que se tratava mesmo dele, não me restou senão ficar imaginando o quanto o dinheiro é capaz de fazer.

E só mesmo uma fortuna para fazer com que Cristiano Ronaldo se submeta a dizer e transparecer que tem problemas no couro cabeludo e faz tratamento com o tal shampoo anticaspa. E a atitude comercial do jogador, enriquecendo sua conta bancária para simular a existência de um problema capilar que certamente não possui, necessariamente provoca algumas indagações.

Não sei até que ponto é ético uma personalidade fingir ter um problema que na verdade não possui. Não sei até que ponto é moral uma empresa forjar qualidades num produto utilizando-se para tal uma celebridade. Também não sei como as pessoas devem reagir diante de tamanha farsa comercial. Mas sei que somente o dinheiro é capaz de transformar mitos em falsários, mentiras em aparentes realidades, galãs vaidosos em reles humanos seborrentos.

Outra coisa também sei. Jamais Cristiano Ronaldo faria graciosamente um comercial para um organismo humanitário ou de prevenção contra os tantos abusos cometidos contra as crianças. Não faria porque já demonstrou quanto vale a sua imagem e ao que ela se destina. E não se pode esperar nada de quem talvez possa usar calcinha num comercial para vender lingerie.

Poeta e cronista

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