Esquema: técnica de estudo
Professora Sílvia M. L. Mota
NOÇÕES CONCEITUAIS
Formular um esquema significa traçar o esqueleto da obra; organizar o texto com lógica, colocando em destaque a interrelação das ideias. Um esquema ajuda o pesquisador a assimilar a matéria e levantar as ideias do texto (análise), ordenando-as (síntese). É uma forma ativa de se tomar contato com o assunto, obrigando o estudioso a retirar do texto as ideias principais, os detalhes importantes e as ideias secundárias que subsidiam as ideias principais. Ao mesmo tempo, reduz-se a poucas linhas ou páginas a obra estudada; estabelecem-se relações entre os fatos, as ideias e a ideia central do texto, subordinando-as. Por essas razões, aconselha-se aos que se iniciam na pesquisa e mesmo àqueles que necessitem realizar trabalhos acadêmicos que demandam a consulta a várias fontes, que utilizem a técnica do esquema.
O esquema deve ser elaborado mantendo-se fiel às ideias do autor, sem alterá-las. Será formulado conforme as necessidades de cada pessoa, através de gráficos, símbolos, códigos e palavras. Não há regras; fornecem-se apenas dicas para sua elaboração:
Formular um esquema significa traçar o esqueleto da obra; organizar o texto com lógica, colocando em destaque a interrelação das ideias. Um esquema ajuda o pesquisador a assimilar a matéria e levantar as ideias do texto (análise), ordenando-as (síntese). É uma forma ativa de se tomar contato com o assunto, obrigando o estudioso a retirar do texto as ideias principais, os detalhes importantes e as ideias secundárias que subsidiam as ideias principais. Ao mesmo tempo, reduz-se a poucas linhas ou páginas a obra estudada; estabelecem-se relações entre os fatos, as ideias e a ideia central do texto, subordinando-as. Por essas razões, aconselha-se aos que se iniciam na pesquisa e mesmo àqueles que necessitem realizar trabalhos acadêmicos que demandam a consulta a várias fontes, que utilizem a técnica do esquema.
O esquema deve ser elaborado mantendo-se fiel às ideias do autor, sem alterá-las. Será formulado conforme as necessidades de cada pessoa, através de gráficos, símbolos, códigos e palavras. Não há regras; fornecem-se apenas dicas para sua elaboração:
a) após leitura minuciosa do texto, sublinhando as ideias principais e os detalhes importantes, é permitido dar títulos e subtítulos, anotando-os à margem;
b) os sistemas de colchetes, chaves e colunas são apontados para separar as divisões sucessivas. O sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, etc.) cabe para a identificação dos títulos e subtítulos e as letras minúsculas, ou alíneas [a), b), c)], para indicar as divisões sucessivas;
c) para facilitar a apreensão rápida das ideias poderão ser utilizados símbolos, abreviaturas convencionais. Exemplos: ® ¯ ¬ Ï Î + - « = @ ¹ ¸;
d) os gráficos do tipo organograma são indicados nas estruturas, relações, etc.
b) os sistemas de colchetes, chaves e colunas são apontados para separar as divisões sucessivas. O sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, etc.) cabe para a identificação dos títulos e subtítulos e as letras minúsculas, ou alíneas [a), b), c)], para indicar as divisões sucessivas;
c) para facilitar a apreensão rápida das ideias poderão ser utilizados símbolos, abreviaturas convencionais. Exemplos: ® ¯ ¬ Ï Î + - « = @ ¹ ¸;
d) os gráficos do tipo organograma são indicados nas estruturas, relações, etc.
MODELO DE ESQUEMA
Texto matriz: GARCIA, Ana Maria Felippe. O conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997, p. 45.
Parágrafo 1º:
Relações: HOMEM - CONHECIMENTO
a) faz conhecimento (dimensão histórica)
b) usa conhecimento (dimensão social)
c) posiciona-se frente ao conhecimento (dimensão política)
Qual o papel do conhecimento?
Parágrafo 2º:
HOMEM = ser que renasce através do conhecimento
Etimologicamente: connaissance (palavra francesa)
naissance = nascer
com = com
HOMEM => capacidade de conhecer => outros seres:
a) possui razão = capacidade de elaborar e interpretar o conhecimento;
b) capacidade de se relacionar;
c) capacidade de ir além da realidade imediata => criação
Parágrafo 3º:
HOMEM, através da linguagem: interpreta o mundo real e se mostra nessa interpretação;
CONHECIMENTO é um processo; uma forma sempre nova de estar no mundo.
Ideia-Chave
HOMEM => aberto ao real (histórico) => renasce sempre => CONHECIMENTO