Os radicais livres atacam

Os radicais livres são átomos ou moléculas instáveis que atacam outras moléculas para roubarem elétrons e se tornarem estáveis. As moléculas atacadas tornam-se radicais livres, desenvolvendo assim uma reação em cadeia que pode danificar o nosso organismo e nos causar doenças como cânceres, mal de Parkinson e de Alzheimer.

Os radicais livres também podem nos causar o envelhecimento precoce devido ao desgaste de nossas células. Os radicais livres estão presentes na poluição do ar, na fumaça do cigarro, no álcool, na radiação, nos produtos químicos como solventes e pesticidas, e até nos alimentos industrializados que contém conservantes, corantes e acidulantes.

Ainda o colesterol ruim (LDL) intoxica o nosso corpo com radicais livres e pode nos causar cânceres, diabetes, dentre outras doenças. O colesterol ruim é causado por uma infinidade de alimentos que consumimos rico em açúcares, carboidratos, gordura animal e vegetal.

O nosso corpo precisa de gordura animal (saturada) e vegetal para se lubrificar. A grande vilã é a gordura trans de origem vegetal, que é hidrogenada ou esquentada natural ou industrial para dar sabor ao alimento, e que não é absolvida pelo nosso organismo e diminui o nível de nosso HDL, colesterol bom.

O azeite, os óleos vegetais e o Omega 3 oriundo da gordura animal fazem bem ao nosso corpo. Exercícios físicos também ajudam a eliminarmos o colesterol ruim. Mas muita atividade física produz radicais livres.

Certos alimentos como frutas e legumes e chás ajudam-nos na eliminação de gorduras ruins. Especialistas dizem que um pouco de álcool ajuda a eliminar o colesterol ruim. Mas se a pessoa exceder no consumo de álcool passa a eliminar também o colesterol bom, que tem como função a regeneração de nossas células.

Evitarmos o envelhecimento é impossível, porque as nossas células já estão programadas para morrerem; desta maneira, os cientistas teriam que mudar o DNA de nossas células, o que seria um milagre assim como a origem da vida.

Mas o envelhecimento precoce é possível evitarmos desde que tenhamos uma alimentação adequada e hábitos saudáveis. Destarte não poderemos estar acima nem abaixo do nosso peso ideal. O certo é se mantermos a saúde de nosso corpo, poderemos viver melhor e por mais tempo.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/09/2012
Reeditado em 30/09/2012
Código do texto: T3907601
Classificação de conteúdo: seguro