A superação do ser humano
Acredito, piamente, que a diferenciação do ser humano com o resto dos seres vivos, se resume, entre outras, em sua capacidade de superação, aliado à criatividade. Não fosse isto estaríamos extintos há muito tempo.
O ser humano tem em seu âmago uma força de superação incomensurável e quando a utiliza podemos afirmar que, ninguém, é capaz de detê-lo, a não ser as forças naturais da vida, como a morte.
O fio condutor que levará a este “barril de pólvora”, que é a sua superação, chama-se coragem. Basta ter coragem e deixar de lado a preguiça, sentimento antagônico da superação, pois ela leva a letargia.
Prova cabal disto é a noticia de hoje, em alguns meios de comunicação, onde informa que o velocista sul-africano Oscar Pistorius, irá disputar a prova de revezamento 4x400 metros nas olimpíadas de Londres.
Onde está a superação aí?
Ele teve as duas pernas amputadas e corre com próteses de fibra de carbono.
Eu, pessoalmente, já considero as Olimpíadas algo instigante, pois todos os limites do ser humano, fisicamente falando, são desafiados e superados lá.
Esta notícia é o maior teste motivacional existente. Não precisamos frequentar aulas de motivação para superarmos os nossos limites. O mundo é aberto e com a internet os limites da informação se estreitaram. Os exemplos estão aí para quem quiser ler ou ver.
Este é, indiscutivelmente, um grande exemplo a ser seguido de superação.