ESCRITOS DE SSPÓVOA
ESCRITOS DE SSPÓVOA
Estou de volta.
Jornalista, porém da velha guarda do mais famoso e melhor jornal já conhecidos nestas bandas, O CINCO DE MARÇO, sob a batuta do jornalista e patrão Batista Custódio.
Eram tempos heroicos, pois enfrentávamos o mundo e uma revolução que, a qualquer momento nos poderiam meter numa jaula. Eu mesmo fui obrigado a depor numa repartição do então Exército Brasileiro, acho que se chamava C.G.I., porque publicará uma monografia sobre O GENERAL JOSÉ VIEIRA DE COUTO MAGALHÃES, que fora Governador da Província de Goiás e pioneiro da navegação a vapor no Rio Araguaia, no inicio do Século XIX, só porque eu descobrira, nos arquivos do Ministério da Guerra, que Couto Magalhães , na verdade, ERA UM GENERAL HONORÁRIO PELOS EXCELENTES SERVIÇOS QUE PRESTARA À NAÇÃO, DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI, COMO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE GOIÁS.
FUI ACUSADO DE ESTAR TENTANDO DENEGRIR A IMAGEM DE UMA FIGURA DO EXÉRCITO. APESAR DE QUE FOSSE UM “GENERAL HONORÁRIO”.
QUASE FUI EM CANA, MANDADO PARA JUIS DE FORA OU ALGUM DOI-CODI. DESSES AÍ.
FELIZMENTE, A FORÇA DO O CINCO DE MARÇO E DE ALGUNS AMIGOS , TUDO SE EXCLARECEU.
AGORA, TANTO TEMPO DEPOIS, RETORNO AO DIÁRIO DA MANHÃ A CONVITE DE BATISTA CUSTÓDIO, O MESMO JORNALISTA DAQUELAS ÉPOCAS.
POREM VELHO COMPANHEIRO.
VOU CONTAR CASOS E HISTÓRIAS QUE VIVI CAMINHO A FORA. HOJE, PARA INICIO DE CONVERSA, PUBLICAREI A SINGULAR HISTÓRIA DE UM CÃO CHAMADO MIGUÉL.
NA PRÓXIMA, FALAREI ACERCA DOS ANJOS QUE VI E ESTAVAM AQUI NO DIÁRIO DA MANHÃ, NUM DIA RELIGIOSO DE QUARTA-FEIRA, DIA 17 DESTE.
SSPÓVOA