A velhice é implacável

A velhice é implacável, não perdoa ninguém e não faz segregação de pessoas. Envelhecer é um processo natural da natureza, da qual fazemos parte. Mas quanto ao sexo, as mulheres são mais prejudicadas pela maior flacidez da pele, mais gordura no corpo e pela falta de hormônios a partir da meia idade. Mulheres que têm filhos e que amamentam perdem muito cálcio, o que causa envelhecimento precoce.

As pessoas de pele clara envelhecem mais cedo devido a pouca melanina; pois a melanina tem a função de proteger a pele dos raios solares. As pessoas de pele negra são privilegiadas por terem mais melanina. E muitas pessoas resistem mais a velhice por se cuidarem mais da saúde.

Há outros fatores que causam envelhecimento precoce, como a herança genética, excesso de radicais livres, alimentação inadequada, esforços físicos e abuso de álcool, cigarros e drogas ilícitas. O corpo humano para se manter saudável precisa de repouso, boa alimentação, exercícios físicos moderados, mente ativa e prevenção contra doenças.

Os sintomas da velhice nos assustam, porque é um aviso do fim da vida, isto é, que a morte está chegando. As células com o tempo vão perdendo a sua capacidade de reproduzirem e de se protegerem contra doenças. Os cabelos embranquecem, os dentes caiem, a pele perde a elasticidade e se enruga, a visão vai ficando ruim e a audição diminuindo; enfim, todos os órgãos do corpo humano vão se definhando até chegar a insuficiência.

Mas podemos prolongar esse fim e vivermos uma velhice com boa qualidade. Hoje em dia há pessoas com 100 anos ou mais que têm uma vida saudável, praticam exercícios físicos, alimentam bem e são ativas. Chegar a uma idade avançada e com saúde é uma virtude e um privilégio para poucos; porque muitas pessoas ficam pelo caminho, morrem cedo, com doenças que poderiam ser evitadas como diabetes e pressão alta.

O nosso envelhecimento é inevitável e natural; é o nosso único caminho. Por isso é preciso estarmos preparados, isto é, envelhecermos com saúde e boa disposição para a vida. Enfim, é preciso nos prevenirmos contra as doenças e vícios que afetam a nossa saúde como tabagismo, alcoolismo e alimentação inadequada, para não anteciparmos a nossa velhice.

Nota do autor:

Ok, Brenno! Obrigado por perceber a colocação da palavra melatonina em vez de melanina. Fiz a correção. Forte abraço!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 21/04/2011
Reeditado em 12/12/2011
Código do texto: T2922165
Classificação de conteúdo: seguro