MECÂNICA BÁSICA

DIA 08/11/2010 – MECÂNICA BÁSICA

O Painel contém instrumentos:

→ Odômetro = marcador de quilômetro (a distância que se percorreu). Existem o odômetro total e parcial.

→ Manômetro = luz do óleo. Informa sobre a pressão do óleo, quando está irregular. Verifica-se através da vareta, apenas quando está frio.

→ Tacômetro = contagiro ou RPM – identifica a rotação por minuto do motor.

→ Amperímetro = luz da bateria. Ele acende em alerta de que a bateria não está sendo carregada. Amperagem é a corrente, carga.

→ Termômetro = os motores podem ser refrigerados pelo ar e pela água. Regulação de temperatura.

→ Velocímetro = velocidade instantânea do veículo.

SISTEMAS QUE COMPÕEM OS VEÍCULOS:

1 → Motor: Aparelho que transforma energia calorífica em mecânica (em movimento). O motor faz a força do movimento.

1.1 → Motor elétrico;

1.2 → Motor térmico = através da combustão, queima.

Existe motor térmico:

A vapor, combustão externa, queima realizada pelo fluido;

Outra realizada por Nicolau Otto, combustão interna. Com esse tipo existem motores de dois tempos (movimento de subida e descida do combustível) e de quatro tempos.

Os tempos são:

1º Admissão; 2º Compressão;

3º Explosão/combustão; 4º Exaustão/descarga/escapamento.

Os órgãos do motor são: I fixos → cabeçote ou tampão, bloco, cárter.

II Móveis → pistão ou êmbolo, biela, vira brequim (eixo do motor), volante.

Tem de haver harmonia entre Móveis e fixos, promovida pelos auxiliares: válvulas, pino munhão, anéis, mancais.

2 Sistema Motor elétrico

Bateria (tem que corresponder no sistema), chave de ignição, motor de partida, alternador (alterna a corrente elétrica, recarrega a bateria), bobina (ignição eletrônica, que transforma direto ao distribuidor, aumentando a corrente, para as velas, que, por sua vez, produzem a centelha – faísca); distribuidor, velas, e fuzíveis (que protegem os componentes de uma sobrecarga de energia).

3_Sistema de transmissão

→ chegar até as rodas. Ex: embreagem, caixa de câmbio – força ou velocidade, caixa de marcha – eixo cardã, diferencial (força de tração do veículo que nos dá segurança pra fazer uma curva perfeita), semi-eixos e rodas.

Marchas: 1ª – deslocamento, 3ª aceleração; 5ª oscilação constante em uma pista reta.

2ª – menor força, 4ª velocidade; R – marcha ré, de maior força.

4_Sistema de direção

- possibilita e facilita realização das manobras. Ex: volante, varão, caixa de direção, terminais de direção.

5_Sistema de suspensão

– Permite diminuir a oscilação... Molas, amortecedores, e braços.

6_Sistema de freios –

Tambor mais arcaico, com batida mais brusca – patins, bonas, cubo da roda.

Disco: pinças, pastilhas, disco (ABS) Sistema anti-bloqueio /EBD (complemento) para o ABS.

7 Sistema de estrutura –

Monobloco – em apenas uma base todos os sistemas são implantados.

Chassi = carcaça...

Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 03/03/2011
Código do texto: T2826230
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.