A eleição de Obama

Amanhã, dia 20-01-2009, em Washington, capital dos Estados Unidos da América, acontecerá a posse do 44º presidente norte-americano, Barac Hussein Obama. As estimativas são de 04 milhões de pessoas que comparecerão ao grande evento, que culminará no Capitólio, prédio onde funciona o Congresso Nacional americano, quando Barac Obama com a mão na Bíblia Sagrada prestará juramento pela Constituição norte-americana. Será um acontecimento histórico e de grande relevância mundial.

Barac Obama, 47 anos, negro de origem africana, filho de pai queniano e mãe branca americana, nasceu em 04 de agosto de 1961, em Honolulu capital do Havaí, 51º estado americano. Em Chicago, estado de Illianois, atuou como advogado, líder comunitário e iniciou a sua carreira política pelo partido democrata, e sendo eleito senador por três vezes. É protestante e casado com a advogada Michelle, com quem tem duas filhas.

Na campanha para a presidência, o senador Barac Obama se mostrou um homem culto, comunicativo e mediador. E com uma família simples e exemplar conquistou a simpatia e o voto do povo norte-americano.

Cumprindo promessa de campanha, dia 17 p.p., Barac Obama e sua família se juntaram ao vice-presidente e mais 45 eleitores escolhidos, para percorrerem de trem os 220 km de Filadélfia a Washington, o mesmo trajeto que Abraão Lincoln fez em 1860 para a sua posse de presidente dos Estados Unidos.

Abraão Lincoln, natural de Kentucky, de origem pobre, formou-se em advogado e iniciou na política como deputado pelo partido democrata. Foi um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, símbolo da democracia norte-americana, reunificou o país, venceu a guerra de secessão (separação dos estados do norte e do sul) e libertou 4 milhões de escravos das plantações de algodão do sul do país. Em 1863 proferiu a célebre alocução de Gettysburg, com a qual expôs o conceito de democracia como “governo do povo, pelo povo e para o povo". Anos mais tarde foi assassinado dentro de um teatro com um tiro disparado por um sulista.

No seu discurso de presidente eleito, Barac Obama, disse que poucas gerações enfrentaram tantos desafios ao mesmo tempo, com a crise econômica e as guerras no exterior, mas que juntos poderão superar os problemas e manter vivo o sonho dos fundadores do país, e fez um apelo pela união dos americanos para superarem os desafios, deixando de lado as diferenças raciais, religiosas e de sexualidade.

Como presidente Barac Obama vai herdar um país com uma crise financeira nunca vista desde os anos 40 após a segunda guerra mundial, quando o presidente era Franklin Delano Roosevelt, grande estadista norte americano. O país ainda é mantenedor de duas guerras, a do Afeganistão e a do Iraque com gastos astronômicos, e ainda sofre com as ameaças de terroristas.

Barac Obama além de ser o primeiro negro a ocupar a presidência dos Estados Unidos, país de maior influência no mundo, e vindo de família simples e humilde, é um exempo de vida e de capacidade do ser humano. Pelos os seus ideais, representa não só o sonho do povo norte-americano, mas dos africanos, palestinos, judeus, árabes, etc. A eleição de Obama faz nos lembrar de Martin Luther King Jr., pastor e ativista político que lutava contra a segregação racial e sonhava ver um negro na presidência dos Estados Unidos, e que em 1968 fez o famoso discurso de superação das diferenças raciais; e acabou sendo assassinado.

O presidente Barac Obama terá muito trabalho pela frente, mas terá o apoio de muitos políticos e países, inclusive do Brasil. Para fazer um governo de superação "renovação da América", como diz; terá que usar toda a sua sabedoria e ter muita fé em Deus. E Barac Obama diz que vai levar para a sua posse a mesma Bíblia que Abraão Lincoln usou quando de sua posse. E Deus salve a América e o mundo.

(Publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 19-01-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 06/04/2010
Reeditado em 15/04/2010
Código do texto: T2180178
Classificação de conteúdo: seguro