Religiões e seitas

Na minha modesta opinião, religião é uma reunião de duas ou mais pessoas com o mesmo propósito de adorar um Deus ou vários deuses, que segue um ritual de culto, uma doutrina e um estilo de vida. As duas maiores religiões do mundo são o catolicismo e o islamismo.

No início da humanidade não havia uma religião definida. O homem pagão adorava e se encantava com tudo. Foi assim que surgiu o politeísmo, a crença em uma pluralidade de deuses, como o deus do sol, a deusa da lua, o deus do fogo, a deusa da água, etc.

Civilizações antigas como as do Egito, China, Índia, Grécia e Roma adoravam vários deuses. A mitologia grega se espalhou pelo mundo. Ainda hoje o politeísmo predomina em muitos países do continente africano. Na Índia a vaca é adorada, não se pode matar e nem comer a sua carne. O budismo da China é um sistema ético, religioso e filosófico fundado por Sidarta Gautama, o Buda; e o hinduísmo da Índia é uma religião resultante do vedismo e do bramanismo, e que se tornou em uma especulação filosófica.

O monoteísmo, a crença em um só Deus surgiu com os hebreus e depois os judeus. Conforme a Bíblia Sagrada Abraão foi o escolhido para formar uma grande nação com a sua descendência. Moisés ao escrever o Pentateuco consolidou o Antigo Testamento. Com a vinda de Jesus Cristo veio as Boas Novas, o Novo Testamento, e o judaísmo se dividiu e surgiu o cristianismo.

Em Roma, o apóstolo Pedro se juntou a outros cristãos para fundarem a Igreja Católica Apostólica Romana. (O catolicismo é a maior religião do mundo e tem como chefe maioral o papa, exceto o catolicismo ortodoxo). Desde então o catolicismo passou por muita perseguição até se consolidar em uma grande religião.

O islamismo é também uma religião monoteísta fundada por Maomé com base no judaísmo e tem como livro sagrado o Alcorão; os seus seguidores são chamados de muçulmanos ou maometanos e têm a Abraão como o pai da fé, e não têm a Jesus como mediador de Deus. O islamismo predomina nos países do oriente médio e em muitos países africanos.

O padre Martinho Lutero ao liderar um movimento de reforma na igreja católica foi expulso, e assim surgiu o protestantismo. O protestantismo não é uma religião propriamente dita, porque há muitas divisões e doutrinas diferentes, e são denominados de seitas.

Existem ainda muitas outras seitas baseadas em doutrinas espíritas como a de Alan Kardec e Seicho-no-ie, em rituais africanos e indígenas mescladas com catolicismo, como o candomblé e a ubanda. Uma babel.

Houve um tempo em que a igreja católica interferia nos governos de seus países, havia muito divergência. Alguns regimes de governo, como o comunismo não aceitava nenhuma religião. A verdade é que em nome da religião, nações entram em guerras, as pessoas matam umas as outras, se corrompem, e até cometem genocídios. Muitos ainda usam a religião para se promoverem.

As religiões e seitas arrecadam muito dinheiro e não investem em um bem social; não têm fundação, não pagam impostos e não prestam contas. Alguns dirigentes destas seitas são acusados de lavagem de dinheiro e de se enriquecerem da noite para o dia.

O fanatismo religioso é comum a todas as religiões e seitas, e é um problema social. Muitas pessoas são ludibriadas pela fé, com milagres que não são milagres e curas que não são curas e até para participar de suicídio coletivo em nome da salvação. As seitas evangélicas e espíritas se espalham pelo mundo enriquecendo dirigentes e cantores. Rádios e canais de televisão são comprados por estas seitas. É preciso repensar a religiosidade das pessoas, para o bem da humanidade.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 18/03/2010
Reeditado em 11/04/2010
Código do texto: T2145029
Classificação de conteúdo: seguro