O fim do mundo cientificamente explicado por Galileu Espirito.

(SOCIEDADE DE PARIS, JULHO DE 1868)

Os mundos se esgotam envelhecendo e tendem a dissolver-se para servir de elementos de formação de outros universos. Devolvem, pouco a pouco, ao fluido cósmico universal do espaço o que haviam tirado para se formar. Alem disso todos os corpos se gastam pelo atrito; o movimento rápido e incessante do globo através do fluido cósmico tem por efeito diminuir constantemente a massa, posto que numa quantidade inapreciável num dado tempo. (em seu movimento de translação em torno do sol, da terra é de 6, 400 km por minuto. Tendo a terra 36.000km de circunferência no equador no movimento de rotação sobre o seu eixo, cada ponto equador percorre, pois 36000 km. em vinte e quatro horas ou 25,2 km. por minuto.)

Em minha opinião a existência dos mundos pode dividir-se em três períodos: Primeiro período: Condensação da matéria, durante o qual o volume diminui consideravelmente, mas a massa continua a mesma; é o período da infância. – Segundo período: Contração, solidificação da crosta, surgimento dos germes, desenvolvimento da vida até o aparecimento do tipo mais perfectível. Nesse momento o globo está em toda a sua plenitude: é a idade da virilidade; perde, mas muito pouco, seus elementos constitutivos. À medida que seus habitantes progridem espiritualmente, ele passa ao período de diminuição material; perde, não só por causa do atrito, mas também pela desagregação das moléculas, como uma pedra dura que, ruída pelo tempo, acaba por virar poeira. Em seu duplo movimento de rotação e de translação, deixa no espaço parcelas fluidificada de sua substancia, até o momento em que a sua destruição for completa.

“mas então, como a força atrativa está na razão da massa – eu não digo do volume – diminuindo a massa, suas condições de equilíbrio no espaço se modificam; dominado por globos mais poderosos, aos quais não pode constituir contra-peso, produzem-se desvios em seus movimentos, em sua posição em relação condições de existências de seus habitantes, a espera que ele desapareça do cenário do mundo”.

“Assim, nascimento, vida e morte; infância, virilidade e decrepitude, tais são as três fases pelas quais passa toda aglomeração de matéria orgânica ou inorgânica. Só o espírito, que não é matéria, é indestrutível.

Galileu (Espírito) Camile Flammarion médium

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 20/02/2010
Reeditado em 16/06/2010
Código do texto: T2097848