Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
As bolas das linhas de transmissão

Para que servem as bolas alaranjadas das linhas de trasmissão.
Estava estudando em uma sala de tecnologia da ETFBa., e um grupo de alunos fazia visita a este laboratório para escolher qual o curso que escolheriam.

Entraram na sala, acompanhado de um professor que apresentava os equipamentos de tecnologia elétrica. Não podia me desconcentrar da resolução de lista de exercício, da avaliação que teria no final da manhã. Os alunos, na maioria meninos, faziam questionamento sobre o curso de eletrotécnica.

Os assuntos foram abordados e discutidos entre eles. Era a metodologia do professor Ednaldo que nos tornarva um pensador.

Um garoto bem novo perguntou por que os pássaros não tomam choque. O mestre devolveu a pergunta ao grupo. Um deles respondeu: Eles têm uma “meinha” que isolam eles dos fios. Todos riram. Ele completou: Eu vi a “meinha” que minha mãe retirou do pé da galinha. O pássaro tem igual. O professor explicou sobre DDP e os alunos pareciam curiosos e entendidos do assunto.

Outro aluno perguntou para que serve as bolas instaladas nas linhas de transmissão. O esperto menino respondeu: É para que quando ocorrer enchente, a linha de transmissão não afundar. Ai foi risada geral, que me tirou a concentração do estudo, e entrei em crise de riso também.

o mestre pediu para que eu esplicasse:
Esfera de sinalização aérea diurna. São usadas em redes de transmissão, como o nome diz, são destinadas à sinalização visual para pequenas aeronaves e equipamentos de vôo tais como helicópteros, aviões, balões, para-quedas etc., evitando assim a colisão desses aparelhos com sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

São instaladas no condutor mais elevado. Este condutor é usado SPDA, ou seja, proteção contra descargas atmosféricas.

As bolas são ocas, e de material isolante (fibra de vidro e resina de poliéster e pintadas com tintas resistentes a radiação UV).

Tudo entendido. Ahh elas boiam...

Página patrocinada por:
Regina Michelon Energia.
www.michelonenergia.com.br
www.reginamichelon.com
 A Marca da qualidade.
A Regina Michelon
Enviado por A Regina Michelon em 27/01/2010
Reeditado em 09/06/2017
Código do texto: T2054209
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
A Regina Michelon
Simões Filho - Bahia - Brasil
573 textos (50444 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/08/20 03:43)
A Regina Michelon

Site do Escritor