014 41 8401 0633 Estelionato na TV?
Quantos triângulos temos na imagem ao lado?
Com esta pergunta e o desenho de vários triângulos entrelaçados, uma apresentadora alicia telespectadores incautos a ligarem para o número acima na esperança de acertar a pergunta e levar o valor acumulado.
Ao ligar para o número começa uma marotona sem fim de perguntas segurando as ligações interurbanas de todo o país - imagina só o quanto isso deve representar. Quando a conta vier, junto virá a desagradável surpresa. Percebe-se facilmente tratar-se de uma tremenda enganação, é só acompanhar o programa para constatar isso.
É um programa da Rede TV - Interligado Tarde, das 14:05 às 15 hs.
O artifício usado para atrair a atenção e interesse do telespectador é o de uma simples ligação para acertar a pergunta com a garantia de que o simples fato de participar já garante R$ 100,00 que depois é aumentado para R$ 500,00. Fosse somente isso (fazer a ligação) e não haveria problema algum, mesmo se tratando de interurbano, desde que fosse rápida ou só o tempo suficiente para realmente participar da proposta televisiva.
Acontece, porém, que assim que se completa a ligação começa imediatamente uma série de perguntas com opções de teclar 1 ou 2 para sim ou não, respectivamente, e, lentamente, vai sendo citado o acerto ou erro e o acumulado que ninguém sabe para que vai servir - já que em momento algum foi citado ou esclarecido o critério do que quer que seja para validar o processo.
Depois de algum tempo percebe-se claramente que a única intenção é segurar o incauto o maior tempo possível para encarecer a ligação, pois a bateria de perguntas não tem fim e só termina quando o interessado desiste e desliga o telefone. A quem interessaria isso? No final fica apenas a certeza da enganação e o sentimento de revolta por ter caído no conto do vigário...
Quanto à apresentadora, ela continua o tempo todo atendendo ligações que sequer sabemos serem realmente de telespectadores - não seriam pessoas da própria equipe? Quem garante o contrário? O limite de ligações parece ser elástico e o que parecia que seria rápido no início da apresentação estende-se por todo o tempo que dura a programação (quase uma hora). No fim ninguém ganha... ou melhor, alguém ganhou sim - e muito!
Quem ganhou? É fácil deduzir...
Como é que uma coisa dessas entra em nossos lares dessa forma? Gostaria de saber quem fiscaliza isso, quem poderia investigar e punir os responsáveis por esse descarado estelionato ao vivo. Quem tiver dúvidas é só ligar e ver o que acontece. Se deixar fluir naturalmente provavelmente ficará uma hora pendurado no telefone só gastando impulsos numa ligação interbana sem nenhuma satisfação sobre o que está acontecendo e o porque das perguntas e do acúmulo dos pontos.
Talvez seja legal, já que não obriga ninguém a ligar nem ficar sem desligar, mas é constatadamente imoral - já que induz o cidadão ao engano de pensar que se trata de uma coisa quando na verdade é outra. As autoridades competentes que investiguem, constatem a falcatrua e punam os responsáveis. Se é que há alguém capaz disso nesse país...
De Conformidade com o Código Penal Brasileiro o estelionato é capitulado como crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como Obter "para si ou para outrem, Vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em Erro, Mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento ".
Tudo isso está muito bem caracterizado neste programa e é fácil constatar. A meu ver esta é uma versão televisiva do golpe do bilhete premiado - induz ao valor prometido na tela da TV, sempre aumentando, sem sequer conseguir a oportunidade de efetivar o contato... só ficando mesmo com o prejuizo da ligação para quem a fez - e que ligação! Não caiam nessa! É fria...