A crise mundial

Há uma crise mundial, que teve início nos Estados Unidos da América, e que como consequência há uma recessão que já atinge o Brasil. A crise começou com o setor imobiliário, onde a maioria dos imóveis é hipotecada. As três maiores montadoras de automóveis: a GM, Ford e Crysler diminuiram a produção e deram férias coletivas a seus funcionários. A GM e a Crysler aceitaram do Governo americano recursos de cerca de 17 bilhões de dolares. Mas outros setores também querem se beneficiar do pacote.

No Brasil as exportações estão em baixa, as indústrias, agroindústrias e empresas de produtos manufaturados estão produzindo menos, o que aumenta o desemprego. A Vale, maior indústria siderúrgica do mundo anunciou uma queda na produção, porque a China, maior importadora de ferro e aço do mundo está em recessão, devido a queda na exportação de produtos industrializados.

Aqui em Goiás, em Inhumas, uma usina de álcool está em dificuldade financeira em acertar com os 02 mil funcionários. A empresa alega que precisa de 2 milhões para quitar a folha, e que devido a crise os bancos não liberam financiamentos. Outras empresas estão passando pelo mesmo problema.

O Governo brasileiro já está tomando providência contra a crise. Ou seja, baixou os juros e impostos e está liberando mais financiamentos. Os economistas estão trabalhando assiduamente. O presidente Lula em entrevista a um programa de rádio disse que a crise é causada também pela falta de consumo que movimenta as indústrias e o comércio em geral, e incentivou as pessoas a comprarem mais.

Os Estados Unidos é o causador da crise, por estar gastando as suas reservas nas guerras do Iraque e do Afeganistão, e por não investir em sua economia. Pois os Estados Unidos são o país que mais exporta produtos industrializados e que mais importa matéria prima, produtos agroindustriais e manufaturados do mundo. E a sua crise afeta todo o mundo, pois muitos países dependem de seu bem-estar.

Na Itália as indústrias de automóveis também estão em recessão, isto é, produzem menos, diminuíram a carga horária de seus funcionários e deram férias coletivas. Na Argentina idem. E no Japão a Toyota, a maior indústria automobilística do mundo anunciou um prejuízo de cerca de 02 bilhões de dólares em 2008 e que vai diminuir investimentos em outros países.

A crise na economia mundial vai ser solucionada, como outras já foram. A última foi em 1940, que começou também nos Estados Unidos. Mas para ela não se repetir, no meu ponto de vista, essas indústrias afetadas têm que diminuir gastos e investimentos e depender menos de financiamentos dos Governos de seus países. Pois todo crescimento tem a sua consequência. É simples, quanto mais se investe mais se gasta. Também é preciso ter prioridade, controlar os gastos. E é em nossa casa onde aprendemos a superar qualquer crise econômica.

(publicado em 26-12-2008 no blog: http://alonso.pimentel.zip.net)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/01/2010
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T2034382
Classificação de conteúdo: seguro