DIFICULDADES QUE VIVEM A POPULAÇÃO INDÍGENA DA TRIBO KARIRI-XOCÓ
Como determina a Constituição Federal é o dever da FUNAI defender a população indígena, além da integração dos índios a sociedade lhes dando acesso a educação e a FUNASA proteção a saúde.
Mas na realidade não é bem isso que acontece, relata o Cacique de grupo Youá da tribo Kariri-Xocó.
"A FUNAI não dá o apoio necessário a população indígena no acesso a educação nem em proteção e a FUNASA em saúde a nossa comunidade". (Cacique Youá)
"Nossas terras continuam sendo invadidas pela população da cidade, não temos o apoio do governo nem dos órgãos competentes (FUNAI e FUNASA). Não podemos ficar doentes, porque se for depender da FUNASA, um transporte para levar um índio ao hospital não se tem. Como desculpa, já ouvimos alegação de não ter gasolina para por nos carros para fazer o transporte.
As nossas crianças só estudam até a 4ª serie, sendo que leva anos para concluir e quando termina, mesmo assim muitas mal sabem fazer o própio nome, devido o ensino ser de péssima qualidade, pois o governo quer que o índio continue analfabeto para não saber reivindicar os seus direitos.
Passamos por muitas dificuldades, não temos terra fértil para plantação para garantir o nosso alimento, o pouco que temos ainda dividimos com os animais. Na caça e pesca temos também o cuidado na preservação desses animais.
Em relação à ajuda financeira por parte dos órgãos públicos, só as crianças que estão na escola ainda recebi o benefício do governo, já os adultos para receber a aposentadoria pelo fundo rural além ter o registro do cartório (registro de nascimento) é necessário a autorização da FUNAI. Sendo que para conseguir essa autorização que é a principal, já morremos devido o tempo (anos) que leva". (Cacique Youá)
Mensagem a sociedade:
"Quem discrimina a população indígena, os negros, qualquer outra cultura é oca, uma pessoa vazia, que anda na escuridão e precisa de luz, confiar em Deus. Eu viro as costas para esse tipo de gente" (Cacique Youá)
Esses foi o depoimento feito pelo Cacique de grupo Youá, tribo kariri-xocó em a sua visita aos alunos do Colégio Nabuco (Salvador-Ba) em comemoração ao dia do índio no dia 13/04/09, como parte do cronograma pedagógico.
ATENÇÃO!!!
Leiam o outro artigo (Cultura Indígena como conteúdo pedagógico em sala de aula)
Fabiana Cruz compositora e poetisa Salvador-Ba.