Cultura Indígena como conteúdo pedagógico em sala de aula

O colégio Eugênio Nabuco localizado na Av. Vasco da Gama Salvador-Ba Brasil, usou como conteúdo pedagógico em sala de aula a cultura indígena só que, com um diferencial. Ao invés de mandar seus alunos pesquisarem sobre a cultura indígena em livros que ao decorrer do tempo a história vem sido distorcida pela sociedade e também para as crianças saberem a situação atual que os índios vivem em nosso país, sendo eles os primeiros habitantes e verdadeiros donos dessas terras que na verdade foi usurpada pelos portugueses que aqui chegaram e "acharam" o país habitado pela população indígena.

A diretora Valdimarina Alves do colégio Nabuco convidou a tribo kariri-Xocó do estado de Alagoas para uma palestra, apresentação de dança e exposição de artesanato produzido pela população indígena da tribo Kariri-Xocó. Representando a tribo estava presente, o Cacique de grupo (Youá) acompanhado de mais três indígenas, (Moirá, Miraubi e Yakoã).

Houve uma grande integração entre alunos e os índios que se encontravam presente representando a sua tribo. Foram feitas perguntas pelos alunos sobre vários assuntos como (culinária, religião, dança e etc...) e o acesso da educação escolar com as crianças da tribo.

Como eu estava presente como mãe de aluno da instituição de ensino, não deixei de entrevistar, fotografar e filmar a apresentação dos representantes da tribo.

As respostas que foram respondidas pelos índios que se encontravam presente no estabelecimento de ensino:

KARIRI-XOCÓ é a junção de duas tribos indígenas.

KIPEÁ Língua falada pela tribo além do português.

TORÉ (CANTO e DANÇA) é um ritual feito para a reza, antes do silêncio na meditação com os deuses e para plantação na lavoura.

TORÁ (BARRO) no qual é produzida a tinta para a pintura do corpo, o barro é desmanchado na água, usando-se também o JENIPAPO VERDE ralado que em seguida é passado no corpo. As pinturas levam cerca de a 20 dias, a cor branca significa a paz e o preto luto em respeito aos ancestrais.

O TRABALHO na tribo é feito em conjunto entre homens e mulheres na (roça, lavoura, artesanato e pesca) sendo que os serviços pesados, a caça, somente é feito pelos homens.

Na RELIGIÃO é feito um ritual espiritual de meditação e purificação que leva quatro dias de defumação sem contato sexual e se alimentando somente de chá para a rezar pelos espíritos dos vivos e dos mortos.

Os BRINCOS usados são de enfeites feitos de coco e os COLARES são utilizados penas de aves e dentes de animais sendo de grande importância.

O COCAR é feito de penas de aves e chega a levar cerca de cinco anos para serem produzidos, têm-se todo o cuidado na retirada das penas. Penas retiradas das aves do lado direito deve ser usado do mesmo lado depois de pronto, consecutivamente o lado esquerdo tamanho por tamanho para o cocar ficar aberto para está em contato (conversar), ser abençoado por Deus, disse o cacique Youá, que o cocar é como a representação da Bíblia.

SIGNIFICADO DOS NOMES :

Cacique YOUÁ (Sabedoria de um Guerreiro).

MOIRÁ (Representação da família).

MIRAUBI (Arco Verde).

YAKOÃ (Pássaro da Noite).

"A educação é o resultado de um trabalho em conjunto família x escola" (Valdimarina Alves Nabuco).

Como prova dessa tese, estou como testemunha de como é importante os país participarem dos projetos pedagógicos atuando sempre presente dentro do estabelecimento de ensino de seus filhos. É o motivo no qual me levou escrever e publicar esta matéria no meu blog (ESPAÇO LIVRE Blog Coletivo) no dia 16 de Abril de 2009 e agora aqui no RL, por minha filha estudar nesta escola e de uma certa forma a minha atitude como principal responsável na sua educação, servir como exemplo para que outros pais façam o mesmo com seus filhos.

Fabiana Cruz compositora e poetisa Salvador-Ba.

Fabiana Cruz
Enviado por Fabiana Cruz em 05/08/2009
Código do texto: T1737799
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.