Gravidez na adolescência
A iniciação precoce de adolescentes na vida sexual ocorre a cada dia que passa em nível cada vez mais elevado, sendo bastante comum, a gravidez na adolescência.
A gravidez inesperada, acarreta ao jovem problemas emocionais por não estarem preparados psicologicamente. Vemos muitas mães solteiras e o auto índice de abortos e abandono de crianças no Brasil. Muitos rapazes não assumem o compromisso e abandonam as moças gravidas e muitas acabam entrando em depressão por acharem que a gravidez significa o fim de sua vida, sonhos e de liberdade. A gravidez na adolescência torna-se um grande problema social.
É preciso que haja bastante atenção, sendo importante na educação familiar, haver o diálogo entre país e filhos. Os responsáveis expor abertamente ao jovem sem nenhuma censura e constrangimento ao conversar sobre o sexo, na sua prevenção no caso de uma gravidez e suas consequências e na forma de evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Também sendo de grande valor se o assunto for usado pelos professores nas escolas como conteúdo pedagógico servindo como fonte de mais esclarecimento.
Fabiana Cruz com grande ajuda de minha filha Tainã Almeida