Gravidez na adolescência

A iniciação precoce de adolescentes na vida sexual ocorre a cada dia que passa em nível cada vez mais elevado, sendo bastante comum, a gravidez na adolescência.

A gravidez inesperada, acarreta ao jovem problemas emocionais por não estarem preparados psicologicamente. Vemos muitas mães solteiras e o auto índice de abortos e abandono de crianças no Brasil. Muitos rapazes não assumem o compromisso e abandonam as moças gravidas e muitas acabam entrando em depressão por acharem que a gravidez significa o fim de sua vida, sonhos e de liberdade. A gravidez na adolescência torna-se um grande problema social.

É preciso que haja bastante atenção, sendo importante na educação familiar, haver o diálogo entre país e filhos. Os responsáveis expor abertamente ao jovem sem nenhuma censura e constrangimento ao conversar sobre o sexo, na sua prevenção no caso de uma gravidez e suas consequências e na forma de evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Também sendo de grande valor se o assunto for usado pelos professores nas escolas como conteúdo pedagógico servindo como fonte de mais esclarecimento.

Fabiana Cruz com grande ajuda de minha filha Tainã Almeida

Fabiana Cruz
Enviado por Fabiana Cruz em 14/06/2009
Reeditado em 04/08/2009
Código do texto: T1649285
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.