Prefácio do livro: QUEM EDUCA QUEM de Irineu xavier Cotrim
Educação: ato ou efeito de educar (se). Processo de desenvolver a capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Instruir.
A educação inicialmente se dá na família. Família: Unidade sistemática constituída pela reunião de gêneros. Grupo de pessoas; pequena associação de pessoas voltadas para um bem comum. Escolarizar: submeter ao ensino escolar. Escola: Onde se ministra ensino coletivo.
Numa sociedade de classes, como ocorrem a educação familiar e a escolar? Por que a educação familiar e também a escolar estão em crise?
Entre outras, a escola é educadora; a igreja é educadora; a política é educadora, a televisão é educadora. E, é a família a maior educadora entre todas. Mas cadê a família? Nem vou perguntar das outras instituições. Porque ninguém saberia responder.
A educação é construir uma vida. Construir é uma tarefa diária, diferente de ganhar. Será que alguém se atreve a responder para que existem escolas? Sejamos honestos e vamos tentar responder a todas essas questões acima colocadas.
Ah! Mais uma questão para refletir. Quando o profissional do magistério se prepara ansiosamente e começa a dar suas primeiras aulas, na maioria das vezes está transbordando de interesses, de vontades e de conhecimentos e, se os alunos estão dispostos a sugar, buscar, receber, haverá uma simbiose, uma maior possibilidade de empatia entre professor e alunos. Mas infelizmente, o desinteresse, e a desmotivação estão encravados e parece uma epidemia geral, não sei se pelo fato de muitos dos mestres já terem sido educados dentro desta panela de pressão em que se tornou a educação pós-televisão.
A violência não se explica apenas por ela mesma. Antes de entender o quebra-quebra de carteiras e cadeiras e porradas em professores, é preciso de fato a sociedade analisar-se nos seus valores e tentar mudar a direção desses mesmos valores que estão sem rumo, desnorteados. A sociedade é composta de vários instrumentos, várias são as instituições e poucas têm se movimentado para os fatos reais.