A Nudez na Sociedade

Várias obras de artes famosas, como a estátua de Davi, do renascentista Michelangelo, apresentam personagens nuas, simbolizando modelos de perfeição. A nudez também é usada em diversas outras manifestações, como protestos sociais e em favor de causas humanitárias. Porém, até que ponto a nudez pode ser aceita ou censurada?

O fotógrafo americano Spencer Tunick viaja pelo mundo tirando fotos de grupos de pessoas nuas. Em 2002, ele levou ao Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, cerca de 400 indivíduos para serem fotografadas despidas. Segundo ele, seu trabalho vai além de um simples fotógrafo. “É um trabalho artístico sério”, conta ele que, em 2007, conseguiu atrair um número recorde de 18 mil pessoas na Praça de Zócalo, na Cidade do México. Recentemente, ele levou 600 pessoas aos Alpes Suíços para protestar o Aquecimento Global.

Este ano, várias pessoas circularam peladas de bicicletas por algumas ruas da cidade de São Paulo em protesto ao Aquecimento Global. Muitas delas foram presas. Segundo o pensamento da Organização World Naked Bike Rider (Passeio Mundial dos Ciclistas Pelados), essa é uma forma de chamar atenção das pessoas que compram roupas em excesso, favorecendo o consumismo exagerado que aumenta o problema climático.

Na década de 60 os hippies usaram a nudez também como forma de protesto social. John Lennon e sua esposa Yoko, posaram nus para a capa de um disco. Já na década de 80, essa forma de manifestação passou a ser usada como forma de ajuda a entidades humanitárias.

Com a crescente indústria pornográfica, que tem como objetivo provocar sentimentos de desejos sexuais e estimular a prática do sexo, muitas pessoas passam a vê-la como um ponto negativo para a sociedade. No entanto, não podemos esquecer que essa forma de “distração” é destinada apenas para os adultos, cabendo aos pais tomarem medidas que previnam seus filhos de se submeterem a essa exposição. De fato, as redes de televisão estão sendo forçadas a não exibirem conteúdos impróprios para os menores de idades em horários de grande audiência.

Portanto, a nudez sempre teve importância para a humanidade, seja como ritual ou outra forma de despertar prazer. A forma como é empregada é que a caracteriza se é positiva ou negativa.

wennes mota
Enviado por wennes mota em 24/01/2009
Código do texto: T1402094