Saibamos dizer Não!

O porquê do Não!

São 4:51, o frio me visita a alma, e o vento cortante vagueia lá fora... acordo com uma palavra na mente: NÃO... Percebo neste instante a importância de se dizer não e, como este monossílabo é um importante sinalizador na formação do caráter dos indivíduos em formação. Ao dizer não, damos ciência a outrem de que as nossas atitudes nossas ações; necessitam de limites, que na vida, ha regras à seguirem e limites aos quais seremos submetidos durante toda existência, quer queiramos ou não...Quando se diz não, coloca-se diante do outro a possibilidade de entendimento, posto que abre-se neste instante o canal para que o outro exponha o que lhes vai na mente possibilitando o consenso ou não, diante de duas formas de pensar que se opõem, mas que abre neste momento um parêntese para acordar idéias, para se chegar a um denominador comum... Dizer não, não quer dizer que o outro tem que aceitar as decisões nossas, os nossos interesses, mas sim, que se necessita de entendimentos e, que se faz necessário avaliar as nossas posições, anseios e conduta perante às outras pessoas que fazem parte do nosso cotidiano.

Dizer não é o sinal de alerta de que o que esta se fazendo presente nas relações sociais, seja de natureza comum manisfesta-se de forma antagônica à interesses e necessidade de algo ou alguém, sinaliza que a nossa liberdade de conduta, de ação esta a invadir o espaço de outra pessoa que se vê no direito de contra argumentar e posicionar-se, então , neste instante, a abertura ao diálogo à proposição de um denominador comum entre as partes em questão.

Quando estamos a moldar comportamentos, seja o nosso próprio ou dos que nós rodeiam, percebemos que a forma mais agressiva que a criança manisfesta-se, já aos primeiro contatos sociais é quando se diz Não. E reagem cada um de uma forma muito peculiar, uns gritam, outros choram, outros batem o pé, outros calam e se fecham, dependendo da situação criada, esse NÃO, modela o individuo para que reconheça os seus próprios limites; ao ver uma criança de dois aninhos querer colocar a mão em algo cortante, ou quente a mãe logo grita! Nãooooo e, se neste momento a criança que não visualiza o perigo e coloca a sua mão de forma a queimar-se ou a cortar-se, tem –se , neste momento a real posição do Não, o alerta que o perigo ronda e,que diante de nossa escolha poderemos sair queimados ou feridos se ignorarmos a esse sinalizador de que neste instante estamos diante de tomar a nossa própria decisão; momento este, que nos prepara já desde a infância que em determinados momentos de nossas vidas á algumas pessoas e a certas atitudes, temos que dizer NÃO.

Mestra dos Magos

Mestra dos Magos
Enviado por Mestra dos Magos em 14/11/2008
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T1282852
Classificação de conteúdo: seguro