Fidel Castro perdeu o Rum Bacardi no mercado internacional
Rum Bacardi, famosa bebida cubana cuja marca os comunistas perderam
por Márcio de Ávila Rodrigues
[29/12/2012]
O rum é uma bebida equivalente à cachaça brasileira, mas tem muito mais prestígio internacional por causa de sua origem caribenha – grande foco de turismo de verão.
E existe uma marca que se destaca, o Rum Bacardi, criado em Cuba por um espanhol, em 1862: “Don Facundo Bacardi comprou uma pequena destilaria por 3.500 pesos em Santiago de Cuba fundando a empresa Rum Bacardi y Compañia”.
Quando Fidel Castro comandou a revolução comunista, em 1959, expropriou a empresa e confiscou “os ativos da Bacardi então estimados em US$ 76 milhões, obrigando a família a exilar-se nos Estados Unidos”.
Ainda segundo a mesma fonte, “a família construiu novas instalações nas Bahamas, Canadá, Estados Unidos e Espanha. Além disso, passou a produzir seu rum em novas instalações no Brasil em 1961. Apesar disso, Fidel Castro tentou vender o rum, pois achava que havia se apoderado da marca. Porém a Bacardi ganhou todos os casos e processos nas cortes da Inglaterra, França, Israel e Japão, onde ele tentou vender o produto. Em meados da década de 70, o rum da Bacardi tinha se transformado no maior sucesso de vendas nos Estados Unidos e consequentemente no mundo”.
Impossibilitado de usar internacionalmente a marca Bacardi, Fidel determinou o uso de outra marca antiga – mas até então sem prestígio internacional –, o Havana Club, para a vendagem do rum que passou a ser fabricado com controle estatal; em 1970 construiu uma grande destilaria/engarrafadora em Santa Cruz del Norte, bem perto da capital Havana (fotografei esta indústria, mas a imagem não ficou boa, pois foi feita da janela do ônibus).
Na viagem que fiz à ilha comunista em 2005, que narrei em meu Diário de um Turista em Cuba, a guia me levou à entrada da mansão da família Bacardi, na cidade onde nasceu a empresa, Santiago de Cuba.
Meu Diário de um Turista em Cuba está disponível em formato PDF (com opção de download) no “Recanto das Letras” pelo link https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2097064
Extraí as informações acima num site dedicado a marcas famosas, que ainda está disponível pelo link: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/bacardi-just-add-bacardi.html
Sobre o autor:
Márcio de Ávila Rodrigues nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Brasil, em 1954. Sua primeira formação universitária foi a medicina-veterinária, tendo se especializado no tratamento e treinamento de cavalos de corrida. Também atuou na área administrativa do turfe, principalmente como diretor de corridas do Jockey Club de Minas Gerais, e posteriormente seu presidente (a partir de 2018).
Começou a atuar no jornalismo aos 17 anos, assinando uma coluna sobre turfe no extinto Jornal de Minas (Belo Horizonte), onde também foi editor de esportes (exceto futebol). Também trabalhou na sucursal mineira do jornal O Globo.
Possui uma segunda formação universitária, em comunicação social, habilitação para jornalismo, também pela Universidade Federal de Minas Gerais, e atuou no setor de assessoria de imprensa.