Tour pelas principais igrejas e catedrais históricas do Rio de Janeiro
O Tour pelas principais igrejas e Catedrais históricas do Rio de Janeiro, tem início na Igreja Evangélica Fluminense, que é a instituição protestante mais antiga do Estado, uma das mais antigas do país, que foi a precursora do hinário e da harpa cristã no Brasil.
A igreja Evangélica Fluminense foi a primeira a fazer cultos em língua portuguesa no país. Nesse período às igrejas católicas faziam somente missas em latim e as poucas protestantes faziam culto em holandês, francês e inglês, como a Igreja Evangélica Potiguara, a primeira do país.
O segundo templo visitado é o mais importante do Estado, a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, a única igreja que recebeu 2 papas, em três ocasiões. Tanto o Papa João Paulo II e Francisco visitaram a igreja. O primeiro por duas ocasiões e o segundo em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa Igreja magnífica tem um ossário para 20 mil mortos, um museu de Arte Sacra maravilhoso e é a atual Sé do Estado.
O terceiro templo a ser visitado será a Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, igreja reformada calvinista de 1862, uma das mais antigas do Brasil em estilo neogótico.
O quarto templo a ser visitado será o Mosteiro de São Bento, com 434 anos de história, esse sim um dos templos mais antigos e suntuosos do Brasil colonial. Visitaremos à Igreja de Nossa Senhora de Montserrat.
O quinto templo a ser visitado será a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a antiga Sé, sua história remonta ao ao de 1519, quando teve início a ermita de Nossa Senhora do Ó. Essa Igreja já foi Igreja Real, Imperial, catedral metropolitana e nela foram coroados Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II, a princesa Isabel, seu pai e avô se casaram nessa igreja. Ela guarda os restos mortais do navegador Pedro Álvares Cabral.
O sexto templo a ser visitado será a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, em estilo barroco-rococó, o templo foi consagrado em 1750, construído por comerciantes e traficantes de escravos. Essa Igreja foi bombardeada em 1893, na Revolta da Armada, a imagem de Nossa Senhora da Fé caiu de 25 metros de altura e só quebrou dois dedos, sendo considerado um milagre.
O último templo a ser visitado, será a Igreja da Candelária, iremos somente passar em frente pois o mesmo não abre mais em dias de semana. É um dos templos mais lindos e suntuosos do Estado, construído por conta de um naufrágio. Em 1993, houve a chacina da Candelária, um dos episódios mais tristes da cidade do Rio de Janeiro.
Por último, iremos no final da tarde na Roda Gigante da cidade carioca, uma das principais atrações turísticas do Estado.
O Tour nas principais igrejas e catedrais históricas vai ocorrer no próximo sábado, 26 de abril, com saída de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Vem viver essa experiência!