Dois destinos turísticos para aventureiros em Minas e São Paulo
Você gosta de Grutas e Cavernas?
Veja dicas de dois destinos turísticos poucos conhecidos e explorados para aqueles que são aventureiros, como eu. Um no Sul de São Paulo e outro no Norte de Minas Gerais.
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido pela sigla PETAR, é um parque brasileiro localizado no sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Apiaí e Iporanga.
PETAR possui mais de 500 cavernas, isso mesmo, são 441 em Iporanga e 80 em Apiaí. Mas, infelizmente, mas de 90% delas não estão abertas a visitação, o governo de São Paulo, acabou de fechar a mais bela caverna do Parque, a "Caverna Desmoronada".
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma Unidade de conservação que tem como principal objetivo proteger o patrimônio geológico e arqueológico existente nesta região. Com uma área de 56 448,32 ha, ocupando áreas nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões na região norte de Minas Gerais. Com acessos fáceis, estradas pavimentadas e em boas condições é possível chegar até a sua sede. Abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além da tribo indígena dos Xakriabás. Também é deste período, o registro de pinturas nas grutas e cavernas locais.
Para se chegar ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu deve-se chegar ao Aeroporto de Montes Claros MG, alugar um carro ou pegar um ônibus até Januária MG.
Para se chegar ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) em São Paulo, o caminho mais rápido é o Aeroporto Internacional de Curitiba. Do aeroporto deve-se alugar um carro e percorrer cerca de 190 km até a cidade de Iporanga SP.