A Ponta da Massambaba: a mais linda Ponta da Laguna de Araruama

Se alguém me perguntar qual é o mais belo e majestoso local da Laguna de Arraruama, não hesitaria em responder: é a Ponta da Massambaba. Um paraíso terrestre, lugar fantástico e inigualável. Esse é o mais magnífico de todos os locais pertencentes a esse rico e esplêndido bioma.

A Ponta da Massambada é composta por inúmeras praias lacustres em ambos os lados e na frente do esporão arenoso, também possui uma antiga Vila de trabalhadores salineiros, uma capela, uma imensa área que foi utilizada para a produção de sal por inúmeras empresas e uma área de relevante interesse histórico, cultural, turístico e econômico.

O nome Massambaba é de origem tupi e significa "lugar onde o bicho passa, lugar assustador". Demonstrando que os nativos que habitavam essa localidade em tempos pretéritos, os índios tupinambás, acreditavam que se tratava de uma área mal assombrada e habitada por maus espíritos.

A Ponta da Massambaba é uma gigantesca área privada dentro da Laguna de Araruama, com 8.000.000,00 m²; trata-se de uma antiga área salineira, onde havia muitas empresas de fabricação e extração do sal.

Só se pode chegar atualmente na Ponta da Massambaba através de embarcações, pois a entrada do local é fechada pelo suposto proprietário, que atualmente é o grupo Salinas Pereira Bastos. Em 1940, essa área foi vendida ao grande industrial Henrique Lage e essa região era parte de seu espólio.

Existe um sério problema de documentação dessa área e todo seu entorno, muitos especialistas como o genealogista Carlos Vermelho sempre ressaltam essa questão em suas publicações. Mas a verdade, é que se essa área não fosse “privada”, já estaria invadida e fatiada pela abjeta especulação imobiliária e esse paraíso teria perdido seu encanto e beleza.

A Ponta da Massambaba tem muitos coqueiros, expressiva quantidade de casuarinas, com lagos, brejos costeiros e a Laguna de Araruama em todo seu entorno. Suas águas estão sempre límpidas na maior parte do tempo. A fauna local abriga o mico-leão-dourado (Leontopthecus rosalia), saguis (Callithrix jacchus) e o lagarto-branco-da-praia (Liolaemus lutzae), tendo, também, grande potencial para pesquisa científica, pesca e esportes náuticos, especialmente o kitesurf.

O historiador Achilles Pagalidis postou uma linda imagem da Ponta de Massambaba no grupo Memorial Cabo Frio, em meados da década de 1970 e fez a seguinte descrição:

“Fotografia aérea da "Ponta de Massambaba", registrada em meados dos anos 70. A imagem mostra o grande “esporão” natural formado entre as enseadas de Tucuns e das Gaivotas, e onde se construiu uma grande quantidade de salinas. Da ponta ao início do esporão, se encontravam as seguintes salinas: Salina Sumaré; Salina Macau; Salina Massambaba; Salina Josefina; Salina Marcolina; Salina Graciosa I e Graciosa II. Ao fundo da tela, ficam os bairros da Figueira (à direita), Monte Alto (no centro) e à esquerda até o fundo, a atual cidade de Arraial do Cabo. Toda essa faixa de restinga é banhada pela exuberante Praia Grande”.

Na Ponta da Massambaba também se encontra uma Vila de quase um século de existência e há cerca de cinquenta anos abandonada, lembrando outra Vila desértica, a de Perynas , em Cabo Frio. Ambas abrigaram em seus períodos áureos muitos trabalhadores, especialmente salineiros.

Tanto na Ponta de Massambaba como em Perynas foram plantadas palmeiras imperiais , cujo nome científico é Roystonea oleracea, a finalidade do plantio era indicar a existência de uma vila, pois pela magnífica altura da árvore, que tem em média de 18 a 40 metros, pode ser avistada de uma grande distância.

Toda vez que guio grupos para conhecer as pontas lagunares da região de Monte Alto e Figueira (Massambada e Acaíra), mostro aos participantes do Tour Histórico as Palmeiras imperiais, de longe, indicando a existência da Vila de Massambaba.

O destaque da localidade é a Capela de Santo Antônio, que foi construída em 1940, pelo senhor Cláudio Quintanilha. Infelizmente, esse templo se encontra em péssimo estado de conservação há anos, estando praticamente em ruínas. Já foi um lugar de realização de muitas cerimônias religiosas como missas, casamentos e batismos. Eu, juntamente com Wallace Porto, realizei uma expedição no local, em dezembro de 2021, além de andarmos de bicicleta por quase toda a localidade, também adentramos na capela, gravamos vídeos e tiramos muitas fotografias . É triste demais constatar o abandono de um local tão lindo e com história marcante.

Na novela “Amor de Mãe” da Rede Globo de Televisão, que estreou em 25 de novembro de 2019, a casa de Lourdes dos Santos (Regina Casé), a protagonista, ficava na Ponta da Massambaba, na trama o local era chamado de Malaquita. Assim como foram gravados o filme Sudoeste e inúmeros documentários sobre salinas, também na localidade.

A Ponta da Massambaba, mesmo localizada em Monte Alto, Distrito de Arraial do Cabo, é tão expressiva, que pode ser vista da margem lagunar de São Pedro da Aldeia e de Iguaba Grande, seu esporão arenoso se estende muito próximo desses municípios.

Caro leitor, quando você estiver a oportunidade de passear de lancha, jet-ski ou barco pela Laguna de Araruama, não deixe de visitar a Ponta da Massambaba e avistar uma região com belezas cênicas simplesmente incríveis. Local de rara beleza e muitas histórias.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 13/11/2024
Código do texto: T8196007
Classificação de conteúdo: seguro