“Há  um rio   que começa no Douro          e termina no Brasil” Traz  vinho, turismo e cultura.
     Este título foi tirado de uma  campanha a Fundos comunitários  da Associação dos   Empresários Turísticos do Douro e Trás-os.Montes (AETUR).
      Aproveitando o portal americano  de viagens que listou dez destinos turísticos mais bonitos, onde Portugal aparece em sexto lugar. Ao justificar o 6º lugar, o site UCITYGUIDES, diz que assim como os demais escolhidos, Portugal se apresenta como um pacote turístico de rara   beleza natural e maravilhas criadas pela  mão do homem. O site destaca as maravilhas  naturais e cristalinas dos Açores, a Ilha da Madeira “ Um lindo jardim flutuante”, as planícies calmas  do Alentejo,  as vilas medievais espalhadas pelo país inteiro; o Parque  Nacional da Peneda-Gerês; o verdejante vale do Douro. As belezas de Lisboa e Porto, quando tudo combinado, é impressionante reunir num espaço pequeno tanta beleza.
    Com a intenção de  atrair mais turistas e mais investimentos para a região, Pedro Castro, vice presidente da AETUR, e outros
Chegarão ao Rio de Janeiro para  viabilizar projetos relacionados ao turismo, vinhos e gastronomia e a própria cultura da região do Douro, exposições fotográficas  sobre o Douro, patrimônio da humanidade.
    “ O Douro não é só vinho ou um  rio . É todo um basto leque de culturas e experiências que têm que ser  vendidas como um todo para marcar  a diferença face a outros territórios portugueses  e para aguçar mais o apetite a quem o queira visitar, salienta Pedro Castro em suas palestras por onde passa.”
      Então é de louvar qualquer iniciativa em prol do turismo na nossa região, seja quem for que traga na algibeira essa intenção deve ser recebido com boa vontade e ouvido com a devida atenção. Afinal são, antes de filiados a partidos políticos, pessoas que querem promover a região, porque acima de tudo, de tudo mesmo, gostam da nossa terra, da nossa gente.
    Aqui me incluo com muito  gosto,
Filha de Montalegre, da tradicional família do José Custódio, embora residindo no  Brasil, nunca abandonei as origens e por onde vou levo comigo a  nossa terra , a nossa gente.
As lindas paisagens desta terra fronteiriça; a vida simples, cheia de boas recordações: um ambiente rural onde tudo gira  em torno da terra, do ar puro que ali se respira, das estações do ano bem definidas, das tradições, do modo de ser e de viver daquela gente simples.
     Assim como o Esconjuro do Padre Fontes, o qual, com muita satisfação, faço questão de incluir  entre  os meus trabalhos literários, ressaltando a autoria, do Padre Fontes, claro,  e com alto número de leitores. Venho também Colocando junto pequenas estrofes alusivas à culinária barrosã, o presunto, as alheiras, o  pão nosso de cada dia mereceram da minha parte uma estrofe: até onde pude em poucas palavras tentei enaltecer estas delícias da nossa terra.
    Junto sempre aparecem poemas a ressaltar a beleza da natureza, as aldeias tão características do mundo medieval; os caminhos, as estradas fronteiriças. Tudo isto  é muito apreciado no Brasil e no mundo. Sou mais uma a tentar mostrar ao mundo  as  belezas e a riqueza, que jorram como água cristalina, dessas  velhas serras, vales e planaltos da região de Barroso.
                                     Lita Moniz
                                     ( Em São Paulo )