Lista das dez cidades mais antigas do Brasil (primeira parte)
Esclareço que as dez cidades, de fato, mais antigas do Brasil são cidades constituídas com esse estatuto, porém, não na categoria de Vila, Aldeamento e/ou Freguesia, a saber:
1°- Salvador na Bahia, primeira cidade constituída do Brasil e, também, primeira capital até 1763, de onde os primeiros governadores gerais administravam o Brasil Colônia em nome do rei de Portugal. Foi fundada por Tomé de Souza em 1549.
2°- Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada por Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá (governador Geral do Brasil), no dia primeiro de março de 1565, no contexto da expulsão dos franceses da Baía de Guanabara (França Antártica). Seu nome é uma homenagem ao rei "menino" Dom Sebastião. O padroeiro da cidade tem o mesmo nome do rei homenageado, São Sebastião.
3°- Filipeia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, capital da Paraíba, a queridinha do Nordeste, fundada em 1585, com estatuto de cidade. Seu nome é uma homenagem ao rei Felipe II da Espanha (Felipe I de Portugal) no período da União Ibérica 1580-1640.
4°- A cidade de São Luís, capital do Maranhão, fundada pelos franceses em 1612, mas essa data não é aceita no Direito internacional, pois a França é o país invasor. Com a expulsão dos franceses em 1615 pelos portugueses comandados por Jerônimo de Albuquerque, a cidade é refundada a mando do rei Espanhol Felipe III (Felipe II de Portugal, no período da União Ibérica). A sua fundação com estatuto de cidade é de 3 de novembro de 1615, com exatos dez dias antes da fundação da quinta colocada.
5°- Cidade de Santa Helena do Cabo Frio, fundada no dia 13 de novembro de 1615, há exatos dez dias após a fundação portuguesa (espanhola) de São Luís. A cidade de Cabo Frio é fundada com finalidade militar, de resguardar a costa litorânea desde a Baía de Guanabara até Vitória do Espírito Santo. Foi também fundada no período da União Ibérica (1580-1640).
Como a fundação de Cabo Frio tinha caráter bélico de defesa da costa, a cidade foi constituída juntamente com sua primeira fortificação, o Forte de Santo Ignácio (1615), por não estar num local estratégico do ponto de vista militar, é construído a sua frente o Forte São Mateus, entre 1617 e 1620.
A atual cidade de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, antigos distritos de Cabo Frio, tinham fortificações e peças de artilharia auxiliares ao Forte São Mateus. Em Arraial havia o Fortin do Sururu, entre a Praia do Forno e o atual Porto da cidade; em São Pedro, na Praia do Sudoeste, havia a "Ponta da Peça" com canhões. Um desses canhões se encontra na Praça do Canhão, no centro da cidade.
Obs.: Cananéia e São Vicente que costumeiramente são citadas, equivocadamente, como as cidades mais antigas do Brasil, a frente até de Salvador, em listas no Facebook e no Google, não eram cidades no período colonial, eram Vilas, que é uma categoria inferior a de cidade. Da mesma forma que "aldeamentos", como era o caso da atual cidade de São Pedro da Aldeia, antigo Aldeamento jesuítico do São Pedro do Cabo Frio e "Freguesias", como a Freguesia de Barra de São João, são categorias inferiores a de cidade.
Portanto, não é cabível afirmar que uma primitiva Vila era uma cidade, pois vila e cidade são localidades com status distintos, sendo as cidades uma categoria superior.
Vamos citar outro exemplo famoso, a atual cidade de Paraty, uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, também não era cidade no período colonial, era chamada de "Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty", fundada em 1667, só se tornando cidade em meados do século XIX, em 1844. Portanto, não podemos dizer que a fundação da Vila seja a mesma coisa ou o sinônimo da fundação da cidade, como dito, são categorias distintas.
Obs.: No início do período colonial só havia duas cidades constituídas na província (estado) do Rio de Janeiro, a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Santa Helena do Cabo Frio.