Humberto Modiano o empresário que transformou Búzios
Agora, em plena madrugada, estou estudando para o City Tour Histórico que realizarei pela manhã em Búzios, nesse feriado do Dia da Consciência Negra, juntamente com o amigo Carlos Vermelho, que tem me enviado preciosas informações. Nessa pesquisa, me deparo com a vida e trajetória do grande empresário Humberto Modiano que revolucionou o Balneário deixando sua marca indelével na história do antigo quarto Distrito de Cabo Frio.
Modiano foi um homem à frente do seu tempo que transformou Búzios, para o bem e para o mal. Ele criou o maior aeroporto particular do Brasil, na Marina Porto Búzios, construiu condomínios de luxo, construiu canais, dinamitou a Ponta do Pai Vitório e fez os diabos no Balneário mais charmoso do Brasil.
Uma das suas principais realizações foi a construção do Hotel Nas Rocas, na Ilha Rasa, que adquiriu a concessão do governo Militar por um período de 100 anos.
No seu Resort na Ilha Rasa já se hospedaram estrelas nacionais e internacionais da música, das telenovelas e de filmes de Hollywood, além de políticos poderosos e inúmeras celebridades como George Michael, Chuck Norris, The Rolling Stones dentre outros. Na localidade foi gravada a Novela Vale Tudo, também foi nela que a equipe econômica do presidente Fernando Collor de Melo, liderada pela Ministra da Economia Zélia Cardoso de Melo, em 1990, criou o famigerado Plano Collor, que reteve o dinheiro do overnight e da caderneta de poupança da população brasileira. Levando milhões de pessoas a miséria e a calamidade, inclusive, meu pai, que teve todo seu dinheiro preso por conta desse nefasto plano econômico.
Modiano por sua sede incessante de dinheiro, poder e fama teve um grande adversário, o ex-prefeito de Cabo Frio, Ivo Saldanha, que até seu aeroporto quis municipalizar em 1989. Além de impedir que Modiano tornasse às praias do Balneário privativas de milionários. Até propor o tombamento de Búzios para frear o grande empresário e a especulação imobiliária, Ivo propôs em 1991.
Modiano sonhava em ser o primeiro prefeito de Búzios, que nessa época era o quarto Distrito de Cabo Frio. Lutou pela emancipação do balneário, investindo pesado nesse propósito.
Mas, o bilionário Humberto Modiano faleceu antes de ver Búzios emancipado e seu sonho de ser senhor supremo do Balneário ser realizado. Ele foi a óbito no dia 6 de março de 1991, com 61 anos de idade. Seu filho Cláudio, o sucedeu por pouco tempo, morrendo poucos anos depois do pai em um acidente automobilístico. A morte de ambos levou ao fechamento do Hotel Nas Rocas em 2004, transformando a Ilha Rasa numa Ilha fantasma. O outrora resort das celebridades, agora, é só ruínas.
Não adianta correr atrás de dinheiro a vida toda, achar que tem poder para fazer o que quiser, como fez Modiano, se o homem não pode acrescentar um dia a mais a sua existência. Nem um cabelo a mais sobre a sua cabeça. A morte chega para todos, até para os milionários. Ninguém tem o poder de frea-la ou impedi-la.
Não adianta seres mortais se acharem semideuses e senhores do mundo. Não adianta viver amealhando dinheiro e construindo magníficos empreendimentos e não ter o poder sobre a própria existência.
Já dizia o mestre dos mestres: "Não adianta ao homem ganhar o mundo inteiro (amealhar coisas) e perder a sua alma". Alma no grego é muito mais que o entendimento do senso comum, que entende que o texto fala de salvação eterna. Alma é o psiquê, o centro das emoções humanas; perder a alma é perder a sensibilidade para com a vida. É não perceber a beleza das coisas simples e investir no que de fato tem valor, que é a vida humana, não coisas materiais que perecem, que o ladrão escava e rouba e que a traça corrói.
Que possamos aprender algo muito importante com a história de Modiano, quando nos preocupamos muito em amealhar dinheiro e construir coisas e mais coisas. Esquecemos do essencial, que cuidar da nossa vida, da nossa família e prezar pelo próximo.
Obs.: Texto originalmente escrito em 27/01/2024, adaptado porque irei fazer o Tour Histórico em Búzios hoje, 20/11/24.