Assédio Moral Promovido por Perfis e Páginas Anônimas na Internet
Criar narrativas distorcidas contra a reputação de pessoas ou instituições é crime.
Infelizmente, vivemos em uma época onde indivíduos invejosos e narcisistas utilizam perfis e páginas anônimas para atacar outros, o que, segundo as leis brasileiras, configura um crime contra a honra, ou assédio moral. Eu mesmo fui vítima dessa prática criminosa.
Essas páginas anônimas acabam por buscar apoio entre seus seguidores visando manipula-los e jogá-los contra seus desafetos, incentivando o discurso de ódio ou a desmoralização de outras pessoas, sempre por meio de narrativas "indiretas" e distorcidas, iniciando assim um tipo de inquisição onde as vítimas passam a sofrer lixamento público, julgamentos, críticas, ofensas e assédio moral. Geralmente, as vítimas são pessoas desconhecidas, escolhidas por se destacarem em suas áreas.
Lamentavelmente, isso tem se tornado comum, pois muitos perderam o senso crítico e o discernimento, se deixando ser manipulados. No entanto, esquecem-se de que tal conduta é delituosa, mesmo que praticada sob o manto do anonimato.
É importante ressaltar que, para as autoridades, o anonimato não existe, pois é possível rastrear perfis ou páginas envolvidas em atos criminosos. As autoridades, quando acionadas pela justiça, podem descobrir facilmente os responsáveis por tais perfis através da identificação do seu "ID". Basta uma simples denúncia pode dar início a investigação e a todo processo.
Portanto, não existe crime perfeito ...