Alô Malandragem, é Nois na fita!

O princípio elementar para um viajante se dar bem em um território é chegar durante o dia; e pisar no solo desconhecido aos poucos, bem devagar, de mansinho, como se estivesse pisando em uma ninhada de ovos.

Com efeito, em terreiro alheio, o Galo sabido e esperto, com larga rodagem nas estradas, corta as esporas e a crista, tornando-se frango. Se por acaso o galináceo for frango novo, ainda em formação, dado à ousadia que se aventurar o bastante para trilhar estradas e terreiros alheios, o recomendável é passar por pinto; quanto mais tímido, quieto, na dele, proporcionalmente são as chances de ser bem recebido no galinheiro alheio.

Analogamente, para se dar bem em qualquer território, o básico para o bom malandro é seguir a lição acima, acrescida de honestidade, humildade, sinceridade e respeito; afinal, o bom malandro é provido de inteligência e usa-a. Portanto, fica bem claro que nos termos mencionados, malandragem não é sinônimo de canalhice, safadeza, levar vantagem, pilantragem.

Feito acordo e exercitado o recomendado, o malandro entrará feliz e sairá ileso; e o melhor: com as portas do território abertas para novos voos e retornos.

Quem é de, fomenta e pensa outro mundo,

Não suporta,

Não apoia,

Não defende vagabundo.

Imagine outras estirpes de gente que estão em patamares mais baixos.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 06/02/2024
Reeditado em 06/02/2024
Código do texto: T7993212
Classificação de conteúdo: seguro