Certificação Genealógica

No Brasil, não existe uma instituição oficial que oficialize e reconheça uma genealogia. No entanto, existem algumas associações genealógicas que podem fornecer serviços de certificação genealógica. Essas associações geralmente exigem que os solicitantes forneçam documentação que comprove sua linhagem, como registros históricos, documentos pessoais e testes de DNA.

Para oficializar e reconhecer uma genealogia no Brasil, é importante seguir os seguintes passos:

Pesquisar a história da família: O primeiro passo é pesquisar a história da família, coletando o máximo de informações possível sobre os ancestrais. Essas informações podem ser obtidas por meio de registros históricos, documentos pessoais, entrevistas e testes de DNA.

Construir uma árvore genealógica: Uma vez coletadas as informações, é importante construir uma árvore genealógica que represente a linhagem familiar. A árvore genealógica deve ser precisa e bem documentada.

Solicitar o serviço de certificação genealógica: Após a construção da árvore genealógica, é possível solicitar o serviço de certificação genealógica a uma associação genealógica. As associações genealógicas geralmente exigem uma taxa para fornecer o serviço de certificação.

As associações genealógicas que oferecem serviços de certificação genealógica no Brasil incluem:

Sociedade Brasileira de Genealogia: A Sociedade Brasileira de Genealogia é a maior associação genealógica do Brasil. A associação oferece vários serviços de certificação genealógica, incluindo a certificação de árvores genealógicas e a certificação de títulos nobiliárquicos.

Associação de Genealogia e Heráldica do Rio de Janeiro: A Associação de Genealogia e Heráldica do Rio de Janeiro é uma associação genealógica com sede no Rio de Janeiro. A associação oferece serviços de certificação genealógica, incluindo a certificação de árvores genealógicas e a certificação de títulos nobiliárquicos.

Associação Genealógica de São Paulo: A Associação Genealógica de São Paulo é uma associação genealógica com sede em São Paulo. A associação oferece serviços de certificação genealógica, incluindo a certificação de árvores genealógicas e a certificação de títulos nobiliárquicos.

Além das associações genealógicas, existem também alguns sites que oferecem serviços de certificação genealógica. Esses sites geralmente são mais baratos do que as associações genealógicas, mas também podem ser menos confiáveis.

É importante ressaltar que a certificação genealógica não é obrigatória no Brasil. No entanto, pode ser útil para fins de comprovação de linhagem ou para fins de registro de títulos nobiliárquicos.