As leis e a raiz formadora de caráter

Um conto sobre a raíz formadora de Caráter:

2 litros vazios,

2as taças vazias, com os fundos sujos;

2as luzinhas piscantes no escuro,

2as pontas de baseados apagadas,

Dois montinhos de cinzas desmontando-se no cinzeiro;

Dois silêncios: um de lá, outro de cá.

Duas palavras: "Ao serviço"!

Dois pares de sapatos tirados,

Dois montinhos de roupas lado a lado;

Dois corpos nus estirados na cama;

Duas tentativas;

Dois silenciosos lado a lado;

Dois fracassos zombam, ironizam, gargalham de dois fracassados sob um teto estrelado.

.

.

.

Após certo tempo, alguma coisa acontece:

Dois resmungos: tá me tirando;

Tá me tirando; isso?

- ! - ! - ! - !

No dia seguinte, um Sol fumegante:

Duas mentes iluminam-se, aquecem ainda mais a temperatura do Planeta com a ponta do baseado matinal;

Duas bocas puxam, soltam; puxam, soltam e mudas, caminham lado a lado;

.

.

.

Duas palavras escapam de uma boca:

"Valeu, até!

.

.

.

"Te ligo"!

.

.

.

Dois resmungos saem da outra boca em sinal de cobrança ao ouvido pelos seus dois ouvidos, que ficam lado a lado de uma cabeça, sobre o pescoço e coberta por um chumaço de cabelo: "ah, tá;

só isso?"

.

.

.

Duas vidas e duas mentes fluem em duas palavras:

Vagamente vazias.

Separados, um aqui, o outro sabe-la, onde, ambos concluíram: não é fácil ser estudantes de Humanas e sobreviver às aplicações (práticas) humanas dos intelectuais humanos neste país, (ou nesse bordel, adornado por um mosaico de purpurinas e iluminado por luzes vermelhas) de meu Deus!

Enredado pelo conto, abaixo o Artigo:

Adolescência, período das espinhas na cara e o mais notável, descoberta do ir e vir, ver, apalpar, correr as mãos e comer maçã ou jaca, na frutaria. O pagamento da frutaria, juntamente com os pepinos para salada comprados na quitanda mais próxima, são pagos pelos pais.

Por lei, a responsabilidade pelos pagamentos do comprado fica por conta dos pais do machinho; o qual embora não tenha poder de decisão, não assuma e responsabilize por seus atos, afirma ser dominante.

Quando fazia direito, seu pai ouviu: Dura lex sed lex. Ao se aprofundar mais sobre o ordenamento jurídico brasileiro, tomou conhecimento que há um gigante problema na lei, que os doutos no assunto diziam ser ela, a paladina da justiça, porém, a lei no exercício da ordem e justiça, não punia ninguém. Assim sendo, pergunta para as paredes das salas, nas quais eram ministradas o curso: leis, te-las ou não te-las? Sem resposta, declinou do curso.

- se é para encher tripa mal lavada de carne rançosa, vou matar porcos, bovinos e equinos. E fim de papo; vou ser canhoto, porque direito sem nenhum dever, é o que mais existe nas terras altas e baixas.

Frustrado, radicou de vez nas montanhas, tornando-se um eremita / vidente da adivinhação, procurando respostas para a futura Legião Urbana; por que uma ínfima parte da atual, Ele participara da formação.

Uma das virtudes de Erê, como é carinhosamente conhecimento nas montanhas, é honestidade.

Faz-se necessário (re) contar:

As folhagens escapolindo pelas janelas e portas,

Esparramam-se no telhado em protesto contra a sede, fome e solidão.

Trazendo muito mais notícias em suas páginas, uma delas é sobre guerra, os maços de jornais velhos amarelados que encontram-se no alpendre denunciam o movimento das folhagens.

Contudo, tanto das folhagens, dos jornais e do suporte por qual são abrigados, as fisionomias da solidão e abandono não são lidas, muito menos, vistas e ouvidas; denotando que a cegueira, aliada à indiferença, é inimiga da empatia solidária. E não se "bicam" de jeito nenhum; e se não se bicam, beijo concedido ou forçado jamais acontecerá.

Entre contos e artigos, conclui-se:

De Lula ex-detento e bondoso semi-deus do amor: "ninguém ficará para trás"; desde que Ele esteja muitos passos à frente, completa quem pensa e questiona.

A dois, governando o mundo sob leis áureas, caminhando lado a lado com as mãos nos bolsos e cabelos ao vento até estirarem os corpos em caixões separados, somente Ele e Janja.

O poder e as leis emanam do povo eleitor, para a união estável de alguns pares de mentes, usufruírem; provando para Erê que nem toda lei é princípio de corrupção; e em muitos casos, apoia, protege, defende e auxilia na formação de caráter moral do indivíduo.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 14/11/2023
Reeditado em 16/11/2023
Código do texto: T7931510
Classificação de conteúdo: seguro